SPC e Serasa: Entenda a diferença entre esses órgãos!

Quando você ouve falar em SPC e Serasa, tem dificuldades de entender a diferença entre eles? Não mais! Esclareça todas as suas dúvidas, lendo o nosso artigo!
PUBLICIDADE

É muito comum que as pessoas vejam as siglas SPC e Serasa apresentadas juntas, em referência de estar com o nome sujo ou a essa possibilidade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que SPC e Serasa não são a mesma coisa.

É o seu caso? Se for esse o seu caso, não fique preocupado. Vamos, neste texto, te mostrar a diferença entre Serasa e SPC e também te contar outras informações relevantes sobre o assunto. Fique ligado!

O que é SPC e como consultar?

Consulta Spc Serasa Protestos Score, Consulta Completa de Negativação de  Crédito para Pessoas Físicas, Consulta CPF e saiba se o nome está limpo |  Shopee Brasil

A sigla SPC que quer dizer "Serviço de proteção ao crédito" foi criada em 1955, que é um banco de dados de acesso público que reúne informações sobre a saúde financeira dos consumidores.

Essa ideia surgiu para que os bancos e outras instituições possam saber com mais facilidade se uma pessoa é ou não confiável, para que as negociações sejam de certa forma bem avaliadas antes de serem concretizadas.

Muitas instituições buscam acesso ao SPC, mas vale lembrar que, em relação aos lojistas, seu uso tem foco principal e especialmente na venda a prazo.

A loja pode negar a venda se a consulta informar que uma pessoa tem parcelas atrasadas de compras anteriores, isso é um direito da loja, a fim de se proteger e não correr o risco de ficar sem receber pelo produto também.

Consulta ao SPC

Segundo o código de defesa do consumidor, a consulta ao SPC, deve conceder todas as informações que foram arquivadas a seu respeito, assim como as fontes.

PUBLICIDADE

É preciso apenas baixar o aplicativo "SPC consumidor'' e inserir o seu CPF para acessar as informações de graça.

Esse programa está disponível na loja de aplicativos do seu celular, seja o seu celular Android ou iOs. Depois que o download for feito, você deve apenas seguir os passos para concluir a consulta ao SPC.

O que é o Serasa e como consultar?

O Serasa foi criado alguns anos depois do SPC, Serasa foi criado em 1968, a Serasa Experian é consequência de uma parceria entre associação de bancos do Estado de São Paulo (Assobesp) e a federação brasileira das associações de bancos (Febraban).

Qual a função do Serasa?

Sua função é a mesma do SPC, porém a fonte dos dados mostrados no sistema não é igual. São de outros bancos e outras instituições financeiras que as informações vem, e não do comércio.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Ou seja, o Serasa indicará que há dívidas vencidas e não pagas, ações judiciais, cheques sem fundos e registros de protesto de títulos.

Como esses dados são fornecidos ao sistema do Serasa?

Esses dados são fornecidos pelas empresas que contratam o serviço. A dinâmica é de cooperação: ao compartilhar informações, todas podem avaliar o risco de dar um crédito ou financiamento a alguém.

Porque é importante estar com o nome regularizado?

A chance de crédito para negativados é real, mas estar com o nome regularizado é sempre a melhor escolha, sabe porquê.

Uma pessoa com o "nome sujo" pode:

  • Ter mais dificuldade para conseguir empréstimos;
  • Ser proibido de abrir uma conta corrente;
  • Ter o cheque especial e a entrega de talões de bloqueados;
  • Mais dificuldade de arranjar emprego;
  • Ter dificuldade para fazer empréstimo mesmo depois de estar com o nome limpo.

Leia também: Confira como calcular suas férias: Fórmula + exemplo

Leia Mais

Procurando Cartão…