Seu nome está no SCR? Saiba o que isso significa!

Já ouviu falar no SCR, ou pior: seu nome consta na lista deste órgão, mas você não sabe ao certo o que isso significa? Leia nosso artigo e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto.
PUBLICIDADE

Algumas pessoas têm dúvidas e ficam assustadas quando encontram seu nome no SCR, e ficam se perguntando o que significa essa sigla.

Por isso, neste texto, iremos explicar tudo para você sobre o SCR, acompanhe o texto abaixo e tire todas as suas dúvidas.

SCR, o que é?

Sistema de Informações de Crédito - SCR - ppt carregar

Administrado pelo Banco Central, o SCR é o sistema de informação de crédito e funciona como se fosse um currículo de todas as informações de crédito.

Caso você tenha realizado uma compra em seu cartão de crédito e tenha realizado o parcelamento, provavelmente seu nome está no SCR, mas não é nenhum motivo para você ficar desesperado e preocupado, isso não significa que você tenha dívidas ou pendências em seu nome.

O SCR é um sistema que contém diversas informações sobre empréstimos e financiamentos, ou seja, todas as operações de crédito, também está disponível nele, o limite de crédito que você tem pela sua instituição financeira.

O SCR nada mais é que um currículo com todas as informações que as instituições financeiras atualizam mensalmente sobre todas as suas informações de crédito acima de R $200.

Como funciona o SCR?

O SCR é um sistema recebedor de informações de crédito de todas as instituições cadastradas pelo banco central.

PUBLICIDADE

Todos os meses as instituições financeiras e bancos enviam relatórios de todos os seus clientes para esse sistema, onde é feito uma análise e todas as suas informações sobre compras parceladas em empréstimos e financiamentos ou até valores que estejam em atraso serão registrados nesse sistema.

Esse sistema é muito importante, pois através dele o Banco Central acompanha todas as operações de crédito no sistema financeiro e ele também pode ser usado por diversas instituições de crédito, para analisar a situação de pessoas que poderão fazer petição de empréstimos ou financiamentos.

Através do SCR a instituição poderá analisar o crédito dessa pessoa e ver se deve ou não conceder o pedido de crédito.

O SCR é uma restrição?

Muitas pessoas acabam confundindo SCR com outras instituições que são de análise de crédito, mas o SCR não é uma lista de restrição. Caso você tenha cadastro neste sistema, não se preocupe, pois seu nome não está nem restrito, nem sujo.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

E pense somente pelo lado positivo, o SCR pode ser até uma ajuda como forma de aumentar a sua chance de conseguir um empréstimo ou financiamento.

Tem como retirar seu nome do SCR?

Não é possível tirar seu nome do SCR pois diferentemente da Serasa e do SPC que são órgãos de proteção ao crédito, no SCR as informações são apenas consultadas no sistema e, por conta disso, não tem como retirá-las.

Como consultar o SCR?

É possível consultar o SCR acessando o extrato do registro de informações, esse é o sistema que informa a todos os cidadãos, todos os dados disponíveis de cadastros que são administrados pelo Banco Central.

Outra forma de acessar as informações do SCR é através da central de atendimento do Banco Central que pode ser consultada de forma presencial ou via correspondência.

Leia também: Sacando dinheiro com o Pix: Conheça o Pix Saque e o Pix Troco

Leia Mais

Procurando Cartão…