loader image

Saiba como fazer um pedido de demissão!

Você deseja pedir demissão, mas não sabe como agir? Confira dicas para se sair bem em situações como essas.
Anúncio

Renunciar nem sempre é fácil. Então, como fazer quando a situação fica desconfortável no ambiente de trabalho? O que dizer? Como funciona a notificação? Veja as principais dicas e entenda como lidar com essa situação.

A renúncia pode ser um momento delicado, mas é importante abordar o assunto com naturalidade.

Até porque, essa dinâmica faz parte da vida de qualquer profissional que encontre uma nova oportunidade de ter um salário mais alto ou que esteja insatisfeito com seu ambiente de trabalho.

Abaixo, confira as dicas principais para lidar com essa situação.

Como renunciar?

1. Avalie se você realmente deseja sair da empresa

Não se deixe levar pelo calor do momento. Antes de sair, analise se você realmente deseja sair da empresa e o porquê.

O que o levou a tomar essa decisão? É a insatisfação com o seu salário, a falta de oportunidades de crescimento, o relacionamento com os colegas, os valores da empresa?

Se já identificou os motivos do seu abandono, pergunte se são negociáveis ​​ou não. Por exemplo, se você gosta da empresa e deseja alterar seu domínio, pode valer a pena tentar uma seleção interna no mesmo local de trabalho.

2.Planeje

Está decidido e o que você realmente quer. Então, o segundo passo é organizar a demissão.

Tem gente que quando pede demissão quer dedicar alguns meses ao descanso ou fazer um curso, se você puder optar por isso, é importante lembrar que sem salário na conta é necessário ter uma boa reserva para manter seus pagamentos em tempo (aluguel, conta de luz, supermercado, emergências).

Considere também que encontrar um novo emprego pode levar tempo. Você pode estar planejando começar um novo emprego em um ou dois meses e demorar mais para ser contratado.

Se já recebeu uma oferta de trabalho em outro local, esta parte é um pouco mais simples, neste caso terá que combinar uma data de entrada na outra empresa e uma data de saída da antiga empresa.

3.Fale com o seu chefe direto

Chame o seu gerente de linha para uma conversa antes de ir para o departamento de recursos humanos (RH) da sua empresa, explique os motivos de sua decisão e seja honesto sobre o que planeja fazer a seguir.

4. Se surgir uma contra-oferta, pense nisso antes de decidir ficar ou sair

Em conversa com a sua administração, eles podem fazer uma contra-oferta e oferecer um salário mais alto ou mesmo uma promoção. Ouça o que a empresa  tem para lhe oferecer.

5. Faça o pedido junto ao RH onde trabalha

Para formalizar a sua demissão, você deve escrever uma carta de demissão.Os próprios recursos humanos podem orientá-lo sobre como fazer isso, mas o importante é que contenha as seguintes informações:

  • Nome da empresa;
  • Nome do seu gerente ou do gerente de RH da empresa;
  • Pedido de revogação de cargo, indicando qual cargo ocupava;
  • Informações sobre a notificação (se será respeitada ou não);
  • Local e data da carta (com dia, mês e ano);
  • Seu nome completo e assinatura.

Quanto vou receber após meu pedido de demissão?

Com o seu desligamento, você não terá mais direito ao FGTS e à indenização de 40% que é devido em caso de desligamento sem justa causa.

Leia também: 6 Dicas para contornar sua falta de tempo e organizar suas finanças

Você também pode se interessar: