Novidade no Pix! Serviço poderá ser utilizado em aplicativos de mensagens instantâneas

Agora haverá a possibilidade de fazer transações de forma instantânea dentro dos aplicativos de mensagens com o Pix. Confira!
PUBLICIDADE

Foi criado através do Banco Central uma figura de iniciador de pagamentos do Pix, que promete trazer ainda mais facilidade nas transações. Saiba mais da novidade. ao longo do nosso artigo.

Desde que surgiu esse meio de pagamento, sempre foi muito fácil mandar ou receber uma determinada quantia em dinheiro, porém, agora, o Banco Central anunciou que trará ainda mais praticidade, fazendo uma mudança na regulamentação do sistema.

A mudança será a possibilidade de fazer transações de forma instantânea dentro mesmo dos aplicativos de mensagens - os mesmos aplicativos de mensagens que já usamos todos os dias para se comunicar com nossos amigos e nossa família.

Entenda, a seguir, como tudo isso vai funcionar.

Iniciador de pagamentos de Pix

O que é PIX? Veja como funciona o sistema de pagamentos do Banco Central |  Produtividade | TechTudo

O Banco Central, no dia 22 de julho, fez uma publicação que falava sobre uma resolução que cria a figura de iniciador de pagamentos do Pix.

Desse modo, as instituições que não oferecem uma conta transacional (corrente ou de pagamento, por exemplo) vão ter o direito de iniciar um pagamento instantâneo entre o pagador e o recebedor.

Por que isso será possível?

Por que esse iniciador de Pix vai agir como uma ponte entre aplicativos de mensagens e também entre os sistemas da instituição onde o usuário possui conta.

PUBLICIDADE

Quer dizer que: Você poderá realizar um Pix por meio da iniciadora de pagamentos em vez de ter que acessar o aplicativo da instituição financeira, como, por exemplo, uma loja online ou um aplicativo de mensagens.

Desse modo, o Pix começa a interagir com o Open Banking, graças a essa nova resolução. Entretanto, exclusivamente instituições que participem do Pix e sejam certificadas no âmbito do Open Banking podem ter a permissão para dedicar esse tipo de serviço.

Como vai funcionar na prática essa novidade?

Por exemplo: Você está usando um aplicativo de mensagens que tenha permissão para funcionar  como iniciador de pagamentos, a pessoa que deseja fazer um Pix vai conseguir realizar a transição direto pelo app.

Por fim, ela só será orientada pelo aplicativo da instituição financeira apenas para autenticar a operação e todo o resto será executado dentro do app de mensagens.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Agora quem for receber o Pix não vai precisar fazer nada: Automaticamente o valor vai ser depositado na conta que for indicado pelo pagador.

Além do mais, lojas online também terão direito de funcionar como iniciadoras de pagamentos para que facilite as transações do Pix.

Em vez de fazer o processo de pagar com o QR code pelo aplicativo da instituição financeira, o pagamento poderá ser efetuado direto pelo comércio eletrônico (o usuário apenas deve autenticar e confirmar a ação pelo app do seu banco).

Quando essa função estará disponível?

Serão implementadas em três fases:

  • Na primeira fase, pessoas físicas já vão poder transferir para outras pessoas por meio dos iniciadores de pagamentos colocando de forma manual os dados do recebedor.
  • Na segunda fase, será possível efetuar suas compras pela internet por meio de um iniciador de pagamento Pix.
  • Na terceira e última fase, vai ser permitido transferências entre as pessoas através do QR code e também vai ser possível agendar Pix por meio do iniciador de pagamento. 

Leia também: Cashback: 5 dúvidas comuns sobre este método

Leia Mais

Procurando Cartão…