Mudanças no Score de crédito do Serasa: Veja quais são os novos critérios!

O Score da Serasa passou, recentemente, por algumas atualizações e os critérios ara a pontuação mudaram. Leia e saiba tudo sobre essas mudanças.
PUBLICIDADE

Há pouco tempo, a empresa promoveu mudanças no método de cálculo do score e anunciou o Serasa Score 2.0. Segundo a empresa, a nova metodologia vai ser mais precisa e vai garantir análise de créditos mais justas e transparentes.

Pagar as contas em dia é essencial, além de te ajudar a não acumular dívidas e ter uma vida financeira mais organizada, é muito importante para acumular pontos no score de crédito Serasa.

A pontuação é indicada por um termômetro que tem a função de informar quando o cidadão é bom pagador em uma escala de 0 a 1000. A sua reputação será dada perante o mercado de acordo com essa pontuação.

O que muda?

Inadimplência das micro e pequenas empresas registra segunda queda do ano  em junho, revela Serasa Experian – : : CidadeMarketing : :

Antigamente a negativação tinha muito mais peso na análise, agora o novo Score vai dar prioridade a avaliação dos bons hábitos financeiros. Isso significa que na hora de calcular a pontuação de créditos o que mais vai importar será pagar as contas em dias.

Se, por exemplo, uma pessoa tem um histórico de dívidas passadas, mas hoje em dia está com as contas quitadas sem atraso, ela também terá o direito de ser beneficiada com a nova metodologia, assim alcançando um score maior.

O que é o cadastro positivo?

O cadastro positivo é um banco de dados que traz as informações mais importantes para o cálculo da sua pontuação, por exemplo, tipo e duração de contratos de créditos que estão ativos, e também do seu perfil de pagamento. Com ele,  será possível saber se o consumidor paga as suas contas em dia.

Porque o score 2.0 ficou ainda mais preciso?

O Serasa Score 2.0 vai dar mais credibilidade aos seus bons hábitos financeiros. Portanto, agora as suas contas pagas em dia terão mais peso na sua pontuação de crédito. É isso mesmo que você está lendo: agora passaram a valer mais pontos o seu comportamento de pagamentos registrados no cadastro positivo.

Quais são as diferenças entre Serasa e SPC?

PUBLICIDADE

De acordo com a empresa, o Serasa Score 2.0 é calculado por meio de inteligência artificial. Serão analisados ao todo seis critérios, cada um com um peso diferente para preencher a pontuação. Entenda.

  • 43,6% - Pagamento de crédito;
  • 19,3% - Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas;
  • 13,7% - Histórico de dívidas;
  • 10,1% - Tempo de uso do crédito;
  • 7,9% - Crédito contratado;
  • 5,5% - Pagamento de dívidas.

E a pontuação antiga funcionava assim:

  • 30,2% Histórico de dívidas;
  • 26,4% Pagamento de dívidas;
  • 17,4% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas;
  • 13,9% Pagamento de crédito;
  • 8,4% Tempo de uso;
  • 3,6% Crédito contratado.

Você notou a diferença? Nessa nova versão, o que tem um peso menor é o histórico de dívidas, enquanto o pagamento de crédito e também a consulta para serviços de crédito são essenciais para poder atingir uma boa pontuação.

Leia também: Dicas para obter seu primeiro cartão de crédito


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Leia Mais

Procurando Cartão…