Erros no Pix: Veja 4 situações comuns e o que fazer em cada uma delas

O Pix revolucionou o sistema de transferências e transações, no entanto, existem alguns erros bem comuns no serviço. Leia nosso texto e veja como solucionar cada situação!
PUBLICIDADE

O Pix é um meio de pagamento eletrônico de muito fácil compreensão para ser utilizado, porém como tudo na vida, acontecem erros. Mas, como resolver erros no Pix? O que eles significam?

Um dos erros mais comuns é quando a chave inserida não está correta mas se o seu problema for outro, também pode ser falha na comunicação ou até erro na liquidação. No entanto, o foco é: como resolver cada um deles? 

Veja agora os principais problemas deste novo serviço.

Erros comuns no Pix

Tudo o que sabemos sobre PIX plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central

Usar o Pix  é muito fácil. Quando algo de errado acontece você já quer saber logo o que foi que ocorreu, o porquê de você não ter conseguido efetuar o seu Pix .

Todavia, é importante saber que cada instituição tem a liberdade de decidir como vai informar o cliente o erro no Pix. O banco central tem apenas uma regra: A mensagem deve ter o conteúdo mínimo apontado no manual do Pix . 

1. Chave Pix no modelo errado

Um dos jeitos mais fáceis de fazer um Pix é usar uma chave como: email, número de telefone celular, CPF, CNPJ e chave aleatória. Mas, se por acaso a pessoa te passar os dados errados, a transação não vai ser efetuada.

Caso isso aconteça, a instituição vai comunicar que a transação não foi efetuada porque ocorreu algum problema com o formato da chave Pix .

PUBLICIDADE

Como resolver: Se aparecer esse erro em uma transação do Pix , é preciso revisar a chave informada para confirmar que ela está em um formato válido e escrita de maneira certa. 

Se for necessário, peça para quem for receber o Pix , revisar e confirmar sua chave para saber se ela lhe repassou corretamente.

2. Chave Pix não encontrada 

Outro erro bem comum que pode vir a acontecer, é quando a chave Pix não é encontrada no sistema de pagamentos instantâneos.

Pode ser porque você não digitou de forma correta a chave Pix  ou porque a chave que a pessoa te passou ainda não está cadastrada.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Como resolver: Revisando se a chave que foi passada para você está digitada corretamente. Se o erro persistir, peça para a pessoa enviar a chave novamente.

3. Falha de comunicação com o sistema do Pix

Quando você tentar efetuar um Pix e apresentar erro por falha de comunicação, isso quer dizer que o sistema da sua instituição financeira não conseguiu trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais.

Como resolver: Geralmente quando o Pix  não é concluído por falha de comunicação, é porque o sistema está com alguma oscilação. Caso isso aconteça, você deve esperar um tempo e tentar novamente.

4. Problema com QR code 

Pode acontecer também alguns erros quando você tenta fazer um Pix lendo o QR Code.

Como resolver: O mais comum que aconteça, é que o prazo de validade do código já tenha vencido. Neste caso o estabelecimento deve informar a você que o Pix não foi efetuado por um erro, e deve te passar outra chave referente a mesma conta.

Leia também: Empreendedor: Veja se vale a pena aceitar cartão de crédito e débito no seu negócio!

Leia Mais

Procurando Cartão…