Bandeiras de cartão de crédito: Qual a função de cada uma?

Você já parou pra pensar na função de cada bandeira de cartão de crédito? Se essa também é uma curiosidade sua, você precisa ler nosso artigo, sobre o assunto, agora mesmo!
PUBLICIDADE

É de conhecimento de todas as pessoas que todo cartão de crédito contém uma bandeira. No entanto, nem todo mundo sabe como elas funcionam.

Se você também faz parte deste grupo e quer saber mais sobre o seu funcionamento, basta acompanhar nosso texto.

Existem vários nomes referentes as empresas envolvidas, dentro do universo dos cartões de crédito: Bandeira, operadora e emissora são alguns destes nomes relacionados.

Mas, afinal, o que significa e para que serve essas bandeiras de cartões de créditos? O que são elas? Perto do fim de 2019, o Brasil contava com 123 milhões de cartões de crédito que estavam circulando, ou seja, estavam em uso.

E cada cartão possui sua bandeira, muito mais do que uma marca impressa, a bandeira do seu cartão oferece uma quantia de benefícios referente a sua categoria. Este fato define onde você pode usá-lo, e prepara para transações de compra e venda.

Como as bandeiras de cartões de crédito operam?

Cartão de crédito: como escolher o melhor e fugir da anuidade!

As bandeiras de cartão de crédito são as empresas responsáveis por atuar como intermediárias dentro de estabelecimentos comerciais ( loja, mercado, venda, bazar, armazém, etc.) e a operadora de cartão em operações de compra e venda.

Isso quer dizer que é de responsabilidade da bandeira criar tecnologias necessárias para que o cartão seja lido e aprovado pelas maquininhas, sites e aplicativos.

PUBLICIDADE

Como também ajustar regras para que o uso do cartão  garanta que o valor pago pelo cliente seja repassado de forma correta e com segurança para o estabelecimento.

Quais são as bandeiras de cartão mais aceitas no Brasil?

Existem muitas bandeiras de cartão de crédito, porém as 3 que mais se destacam no nosso país são a Mastercard, a visa e a elo. Juntas elas aproximam cerca de 110 milhões dos cartões relatados no Brasil, segundo as informações do banco central em 2020.

Isto é: essas três bandeiras reunidas simbolizam cerca de 90% do total de cartões que estão sendo usados no país.

E não para por aqui. Além de serem muito utilizadas pelos brasileiros, as principais bandeiras de cartão de crédito estão presentes também em muitos países e são aceitas em milhões de estabelecimentos pelo mundo inteiro.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

A bandeira MasterCard é aceita em 210 países e também  pode ser usada em muitos estabelecimentos comerciais ao redor do mundo.

Já a bandeira visa é aceita em mais de 200 países, com produtos e serviços para todos os dispositivos (cartões,  notebook, celulares, tablets entre outros dispositivos). E a bandeira Elo,  também é aceita em mais de 200 países.

Portanto, vale prestar muita atenção na sua bandeira e ver onde ela é aceita. A maioria dos estabelecimentos que aceitam pagamentos com cartões de crédito permite que você pague com qualquer uma das principais bandeiras.

Todavia, é muito comum ver algumas promoções ou lançamentos realizados em parceria com uma bandeira específica .

Qual bandeira de cartão de crédito escolher ?

Não existe resposta certa para esta pergunta, no entanto, o melhor a se fazer é ver quais são os benefícios que cada uma pode proporcionar e, então, optar pela mais vantajosa.

Leia também: Erros no Pix: Veja 4 situações comuns e o que fazer em cada uma delas

Leia Mais

Procurando Cartão…