Entenda porque os bancos não liberam empréstimos para negativados!

Está negativado, já tentou por diversas vezes conseguir um empréstimo e não conseguiu? Nem ao menos recebeu uma justificativa para a negação do crédito? Então, confira nosso artigo! Temos todas as respostas para seus questionamentos!
PUBLICIDADE

Ao possuir um pagamento pendente, a pessoa entra para uma lista de nomes em sistemas de proteção de crédito, como o SPC e Serasa, tendo os dados disponíveis para análises de empresas ao solicitar algum serviço, como a concessão de empréstimo.

Quando a pessoa tem os dados nesses sistemas, isso configura um mau comportamento financeiro, em função de eventual inadimplência, e então diminuindo o acesso desse cidadão à inúmeros benefícios concedidos por empresas financeiras, pois essas evitam trabalhar com negativados.

Essa restrição de serviços financeiro se torna um problema, pois ao ocorrer alguma emergência e você precisar de créditos para te auxiliar, a maioria das instituições bancárias não irá conceder essa ajuda. Continue lendo nosso texto e saiba o porquê do empréstimo não ser liberado para esse grupo de pessoas.

Saiba o motivo de muitos bancos não trabalharem com negativados

nome negativado

Empréstimo caracteriza-se pela ação da instituição financeira ao emprestar certa quantia de dinheiro ao solicitante, e então, ao pegar esse crédito, a pessoa passa a dever para essa empresa. Com isso, o banco passa a correr o risco do indivíduo não pagar o dinheiro emprestado.

O SPC e Serasa auxiliam as empresas concessoras de empréstimo, mostrando quem é bom pagador e quem não é, pois depende do histórico de pagamentos da pessoa, quanto mais ela não pagar suas dívidas, mais arriscado é para o banco conceder crédito para ela, pois corre grande risco de não receber o dinheiro.

Então é importante sempre manter o seu score alto e seu nome limpo, pois quanto maior estiver essa pontuação, mais garantia a instituição bancaria terá que você pagará todas as parcelas de acordo com o contrato de adesão.

Em caso de não pagamento de valores pendentes, seu nome só fica limpo se realizar o pagamento da dívida ou dentro de 5 anos.

PUBLICIDADE

Além da análise em sistemas de proteção de crédito, os bancos costumas pedir algo das pessoas para terem garantia que serão pagos, tendo a maior parte dos empréstimos para negativados na modalidade consignado. Para saber o motivo disto, continue acompanhando nosso texto.

Quais são as desvantagens de possuir o nome sujo?

Como citado anteriormente, se você possuir o nome sujo e os dados na lista de negativados do SPC e Serasa, sendo pensionista ou servidor público, não é possível recorrer aos empréstimo consignados.

Isso se dá pois ao fornecer um bem para o banco, a empresa tem maior garantia que você realizará o pagamento do dinheiro emprestado para receber a sua propriedade de volta.

No entanto, ao não se encaixar no público citado acima, existe o risco de você ser demitido e não ter dinheiro suficiente para pagar as prestações do empréstimo, sendo mais um motivo para os bancos não liberarem esse tipo de crédito para negativados.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Conheça o empréstimo para negativados com garantia

Se você estiver passando por uma emergência financeira e necessitar de empréstimo, entretanto, possui o nome sujo, é possível a contratação da modalidade de concessão de crédito com garantia, aceitando qualquer grupo de pessoas.

Nessa opção, você deve fornecer um bem como garantia, podendo ser um carro, imóvel, desde que seja um bem com valor que o banco aceite, e após isso, será liberado o valor de crédito solicitado.

Esse fornecimento de bem faz com que a instituição financeira tenha uma garantia e maior segurança, e então, caso você não consiga pagar as prestações, o banco irá colocar a sua propriedade a leilão, ficando com o valor recebido para cobrir o prejuízo.

E obviamente, ao cumprir todos as condições estabelecidas em contrato, você não precisará se preocupar com isso, podendo utilizar o empréstimo e ainda possuir o seu bem entregue como garantia.

Também há a modalidade de penhor, tendo a Caixa Econômica Federal como principal concessora. Nessa opção você deve deixar seus bens de maior valor como diamantes e joias como garantia.

No penhor, o processo ocorre do mesmo jeito que a modalidade de garantia, em caso de não cumprimento das condições de contrato, o não pagamento dos valores estabelecidos, o bem será leiloado.

Se você ficou interessado pelo empréstimo penhor, vale destacar que não são todas as agências da Caixa que aceitam essa modalidade. É necessário conferir no site oficial do banco quais são as agências que aceitam esse tipo de empréstimo.

Existem empréstimo sem precisar colocar nada de garantia?

Há empréstimo que você não precisa colocar nenhum bem seu como garantia, porém, a maioria deles não compensam o custo.

Isso se dá pelo fato das taxas de juros cobradas serem muito altas, pois assim, a instituição financeira tem maior segurança a partir dos valores altos de juros ao fornecer empréstimo para negativados sem a garantia de bem.

Fique atento à golpes!

Com o nome sujo você fica impossibilitado de usufruir de vários benefícios financeiro, e então, se torna comum ver pessoas caírem em golpes em relação à oferta de empréstimos.

Esses golpes normalmente funcionam de modo que a falsa instituição pede primeiro que a pessoa envie um valor para depois ter a liberação do empréstimo. Vale ressaltar que não é dessa maneira que as instituições financeiras habilitadas trabalham.

Fique atento e saiba que você nunca deve pagar valor algum enquanto não receber o valor solicitado em conta.

Aprenda dicas de como aumentar seu score

Para aproveitar inúmeras opções de empréstimo para auxiliar em momentos de emergência financeira, é necessário possuir um bom score e o nome limpo. Dessa forma, a concessão de crédito ocorrerá de forma muito mais fácil.

Para isso, nós temos um texto onde você irá aprender como aumentar o seu score do Serasa, possuindo várias dicas detalhadas para que você não precise mais se preocupar com o nome sujo.

Saiba mais sobre empréstimos

Infelizmente são poucos os bancos que concedem empréstimo para pessoas que possuem seus dados em listas de inadimplentes, no entanto, se você está precisando de dinheiro urgentemente, vale a pena analisar as opções de empréstimos citadas ao longo do texto.

Gostou do nosso texto explicando o motivo dos bancos não trabalharem com negativados? Saiba mais sobre os tipos de concessão de crédito a partir de outros textos publicados em nosso site clicando no botão abaixo:

Leia também: Consórcio Gazin: Saiba como funciona e realize o sonho da casa própria!

Leia Mais

Procurando Cartão…