.

Dicas para conseguir identificar uma pirâmide financeira!

Já ouviu falar em pirâmide financeira, ou até mesmo já foi tentado a entrar em uma? Temos algumas dicas para você, confira!

Anúncio

Numa era de diversidade de investimentos financeiros, imediatismo e possibilidade de ganhar dinheiro por meio da internet, várias pessoas são enganadas com a promessa de “dinheiro fácil”.

Atraídos pela possibilidade de grandes ganhos financeiros em um curto espaço de tempo, trabalhar com anúncios e recrutar pessoas pela internet leva muitos a investir seu dinheiro em verdadeiras pirâmides financeiras.

Afinal, o que é uma pirâmide financeira?

Golpe de pirâmide financeira pode ter lesado milhares de pessoas no RS, diz  MP | Rio Grande do Sul | G1

Pirâmide financeira é o termo usado para caracterizar um modelo de negócio que se sustenta no recrutamento e no investimento de mais pessoas no grupo, de forma que quem entra na rede "investe" uma quantia determinada, com a promessa de 'um percentual dos lucros diários, e ganha dinheiro ao trazer mais pessoas para o negócio.

Vendo seu "investimento" aumentar em um curto espaço de tempo (dados os anúncios e as contratações), a pessoa decide colocar mais dinheiro e ligar para mais pessoas na empresa.

O colapso ocorre quando novas pessoas deixam de entrar  e aquele que adere decide retirar o dinheiro pago, é quando as somas são insuficientes para pagar a todos, e quem retirou o  primeiro saiu-se bem, enquanto aquele que esperou pela reforma depois da queda, na maioria das vezes, fica sem receber.

Deve-se lembrar que o sistema da pirâmide financeira é crime no Brasil e em vários países do mundo, aqui no Brasil está listado como crime contra a economia popular, previsto na lei nº 1.521 / 51.

Exemplos das pirâmides financeiras: Avestruz Master, TelexFree, Unic Forex, BBOM e outros.

O que diferencia uma pirâmide financeira de outros negócios ?

Simplesmente, a pirâmide financeira não tem produto ou  é desconhecida dos anunciantes. Além disso, faltam informações sobre o produto a ser vendido na empresa.

No caso da TelexFree, por exemplo, foi apurado na avaliação que 99% do faturamento da empresa se deveu ao recrutamento e investimento de novas pessoas, sendo apenas 1% proveniente da venda do produto.


Anúncio

Nos Estados Unidos existe uma regra que diz que pelo menos 70 € de receita provém da venda de produtos, menos do que isso, estamos perante uma pirâmide.

Como identificar uma pirâmide financeira?

1.Não existem produtos ou poucas informações sobre ele

Conforme indicado no tópico anterior, no caso de uma pirâmide financeira, os “investidores”  pouco ou nada sabem sobre o produto que vão vender.

Eles apenas se concentram em anunciar o negócio e juntar novas pessoas para investir, de modo que possam ter lucro.

Portanto, se você for abordado com uma oportunidade de negócio em que a venda do produto está em segundo plano, ative o sinal de alerta!


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

2. Promessa de ganhos fáceis, ganhos extraordinários, retorno garantido

Essa característica está muito presente nos diagramas das "pirâmides", essa promessa de 5% ao dia, 100% ao mês, retorno garantido e afins, são meios de atrair  pessoas que buscam uma renda fácil e rápida, sem muito esforço.

E, cá entre nós, sabemos que isso não existe. Então, se vierem até você com essas promessas malucas, fuja! 99 % chance de ser um sistema de pirâmide financeira.

3. Promessa de ganhos adicionais em caso de encaminhamento de novos “investidores”

Essa também é uma característica bem comum desse tipo de negócio, mas esse bônus de indicação nem sempre significa que é uma pirâmide.

Porém em 100%  das pirâmides existe esse tipo de bônus, então o ideal é combinar essa funcionalidade com as demais, se forem complementares 99% existe a possibilidade de serem roubados!

4.Falta de informações comuns sobre a empresa e seus proprietários.

Normalmente, quando alguém lhe apresenta a empresa, não tem certeza do que ela é, ou quem são os proprietários e de onde vêm.

Em 99% dos casos só apresenta as possibilidades de ganhos, as poucas horas que você terá que dedicar para conseguir margens de lucro maiores do que qualquer investimento sério,  pouco ou  nada falará sobre o produto a vender. O recrutamento é a maior fonte de renda da pirâmide.

Então, em geral, a pessoa fala pouco sobre o negócio, nada sobre seus dirigentes, e foca apenas na “parte boa” porque essa é a isca para prender você nessa atividade fraudulenta.

Leia também: Dicas para poupar e planejar suas finanças pessoais!

Procurando Cartão…