Consumismo: Saiba o que é e como lidar com esse tipo de comportamento

Você se identifica como uma pessoa consumista, mas não sabe como lidar com isso? Então, vem ler nosso artigo e conferir dicas de como mudar essa situação.
PUBLICIDADE

Você se sente uma pessoa consumista? Se a resposta for sim, reflita: Você sabe como lidar? Se você sente dificuldades ou definitivamente, não sabe como lidar com o consumismo desenfreado, não se preocupe! Vamos te dar algumas dicas valiosas que você poderá guardar para sempre.

Inicialmente, te alertamos: É normal que nosso dinheiro vá todo para alimentação, estudos e roupas, entretanto, se você tem um consumismo sem limites é melhor saber como lidar com isso.

Especialistas afirmam que o consumismo é, na grande maioria das vezes, para mostrar aos outros aquilo que você acabou de comprar, junto a isso, nasce a sensação de felicidade por ter comprado algo novo, mesmo que não tenha muita utilidade.

Mas afinal, o que é o consumismo?

oniomania 7 940x515 1

O consumismo nada mais é do que uma compulsão por comprar, e só se sentir satisfeito quando compra algo, gastando todo seu dinheiro sem nem perceber.

É querer comprar objetos de marcas, trocar o celular todo ano, por pura vaidade sem ao menos precisar fazer isso, só para mostrar para a sociedade que você "está na moda".

Como saber se sou uma pessoa “vítima” do consumismo?

Será que você é vítima do consumismo? Vamos te mostrar algumas ações que um consumista propaga.

Está sempre em busca de novidades e marcas

Se você está sempre atrás de lançamentos, seja de roupas ou qualquer outra coisa e não consegue se controlar, você é consumista sim!

Necessidade de aprovação

PUBLICIDADE

A sociedade está sempre em constante aprovação e esse também é um dos motivos que fundamentam o consumismo: o desejo de ser visto, observado, de ser notado por alguém.

Suprir necessidades emocionais

Muitas vezes as pessoas por alguns motivos estão infelizes e, com isso, fazem compras impulsivas apenas para satisfazer o emocional.

Claro que não é apenas uma comprinha no fim do dia que essa pessoa está querendo, e sim ir até o shopping e se esbaldar nas compras, sem nem pensar no dinheiro gasto.

Como deixar de ser uma pessoa refém do consumismo?

Agora com essas dicas passadas, você pode se autoanalisar se é um consumista e tentar se controlar financeiramente.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Aprenda sobre educação financeira

Compre somente o necessário, nunca compre por impulsividade. Compras realizadas em momentos de impulso podem levar a um possível arrependimento no futuro.

Seja mais analítico e menos impulsivo

Olhe e veja se você realmente precisa daquele produto, e se não está comprando apenas para suprir .um desejo momentâneo.

Converse sobre o problema

Se você é uma pessoa compulsiva é bom você conversar com alguém, seja algum amigo ou até mesmo um psicólogo. Veja o que pode ser feito, para conseguir ser uma pessoa mais controlada.

Consumindo de forma consciente

Bom, se você leu até aqui, mas não se acha consumista e compra de forma consciente você se saiu muito bem.

Mas se você é uma pessoa consumista e quer ser consciente, a primeira coisa que você deve fazer é analisar se realmente precisa daquele objeto ou se só quer mostrar para as pessoas o que você comprou.

Faça anotações das suas finanças, e veja se não vai gastar mais do que deveria, para não correr o risco de ficar no vermelho no final do mês.

Leia também: Seguro auto do C6 Bank pode custar a partir de R$ 5 ao mês

Leia Mais

Procurando Cartão…