Cartão de tarja magnética: Saiba como essa tecnologia funciona!

Você já percebeu a presença da tarja magnética em algum dos seus cartões de crédito? Sabe como ela funciona? Esclareça essas e outras dúvidas lendo nosso texto!
PUBLICIDADE

Embora os cartões com chip e pagamentos por aproximação sejam mais comuns atualmente, as tarjas magnéticas ainda existem e estão em uso. Descubra como eles funcionam.

A maioria dos cartões, tanto de crédito quanto de débito, tem tarja. Pagar dessa forma era comum até recentemente.

Porém, quando surgiu os meios de pagamentos por aproximação e também por meios digitais, não utilizar a tarja magnética na maquininha de cartão já deixou de ser comum, mas ainda existe.

Mas você sabe como funciona? Não! Então saiba a seguir.

Como funciona um cartão com tarja magnética?

Cartão com Tarja Magnética PVC ou Banda Magnética -

Os cartões de tarja magnética apareceram pela primeira vez em 1977, quando cada banco começou a emitir seu próprio cartão. A faixa preta está localizada no verso do cartão, é magnetizada e feita de partículas de metal.

Vale ressaltar que, não armazena informações pessoais do titular do cartão, mas sim, dados de segurança no próprio cartão.

Ao contrário dos chips, o cartão com tarja magnética não exige senha para finalizar a transação, para finalizar a compra basta deslizar a tira na máquina e assinar o recibo - o que pode acabar facilitando a ação de criminosos que falsificam assinaturas.

Cartão de crédito: Como funciona?

PUBLICIDADE

Você sabe qual é a diferença entre um cartão com chip e um cartão tarja? Apesar do crescimento da utilização de pagamentos de proximidade e carteiras digitais, a utilização do chip e, em alguns casos, da banda magnética, ainda é generalizada.

O chip é um microprocessador, capaz de armazenar e criptografar dados com segurança (transformando-os em códigos de difícil interpretação) e requer a entrada de um código de segurança ou senha para confirmação do pagamento.

O leitor de cartão interpreta esses dados, confirma no sistema e termina o pagamento.

A tarja magnética coleta informações e, para efetuar o pagamento, algumas empresas aconselham o vendedor a comparar a assinatura no verso do cartão (se assinado) com a assinatura no recibo de venda (CVV) para finalizar a Compra.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Em caso de falha do chip, a tarja magnética é um meio alternativo de pagamento.

Fim de uma era

Em agosto de 2021, a Mastercard - a marca de cartões Nubank - anunciou que eliminaria as tarjas magnéticas dos cartões, tornando-se a primeira rede de pagamentos a fazê-lo.

Os cartões de crédito e débito emitidos não terão mais tarja a partir de 2024. A meta é que até 2033 nenhum cartão corporativo tenha tarja.

Segundo o comunicado, a decisão diz respeito “à mudança dos hábitos de consumo para pagamentos e para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Os cartões inteligentes de hoje são alimentados por microprocessadores muito mais poderosos e seguros, e muitos deles são até integrados em pequenas antenas que permitem transações sem contato.

Leia também: Auxílio Brasil: Tudo sobre o novo programa do governo!

Leia Mais

Procurando Cartão…