Cartão de Crédito: Conheça os cartões oferecidos por lojas

Anúncio

Os cartões de crédito se tornaram um item essencial na vida de muitos brasileiros. Eles facilitam o processo de compra, permitem o parcelamento e auxilia no controle financeiro de seus usuários. 

Desta maneira, diversas modalidades de cartão de crédito foram criadas, oferecidas por diversos bancos e outras instituições financeiras. Assim, fica por responsabilidade do cliente escolher qual se adequa mais às suas necessidades. 

Abaixo, conheça os cartões de créditos oferecidos por grandes lojas, quais as suas vantagens e desvantagens.

Cartões de crédito oferecidos por lojas

Cartão de crédito

Dados de 2022, coletados pelo Banco Central, apontam que o Brasil tem 431 milhões de cartões de crédito emitidos, sendo 209 milhões deles ainda ativos. Esses dados também apontam que 52% dos brasileiros possuem três ou mais cartões de crédito. 

Com o aumento no número de bancos digitais e de ofertas de cartões de crédito por outras instituições, o cliente pode realizar suas escolhas de maneira confortável e sem sair de casa, na maioria das vezes. 

Porém, uma das modalidades que não é novidade no Brasil são os cartões de crédito oferecidos por lojas grandes e varejistas. Esses cartões são conhecidos como private label e geralmente concedem diversas vantagens entre a relação cliente e loja. 

Como funcionam?

Os cartões são private label, ou seja, são oferecidos apenas por aquele determinado estabelecimento. Estampando a marca da empresa, esses cartões podem ser encontrados em duas modalidades: Sem bandeira e com bandeira. 

A diferença entre as duas modalidades está baseada no fato de que a presença da bandeira, ou não, no cartão, dita onde este pode ser aceito. 

Cartões de crédito de loja que possuem bandeira funcionam em outros estabelecimentos, pois ao possuírem associação com outros bancos que prestam esse serviço, adquirem as funções de um cartão de crédito tradicional, mantendo as vantagens do cartão da loja em que ele foi contratado. 

Já os cartões sem bandeira podem ser utilizados apenas na loja em que foram contratados. Esses oferecem condições de pagamento exclusivas e taxas diferenciadas de juros para os seus clientes. 

Vantagens dos cartões de loja

A principal razão para a criação desses cartões é a fidelização do cliente. Sendo assim, esse tipo de cartão pode possuir diversos tipos de programas de fidelização, como programas de pontos, flexibilização no pagamento e outros. 

Os benefícios variam de acordo com a loja de contratação, porém, de uma maneira geral a maioria possui alguns em comum, como por exemplo, a aprovação de maneira rápida e facilitada para esse tipo de cartão, garantindo que o cliente possa realizar compras no mesmo dia que faz a solicitação, após a avaliação de crédito. 

Geralmente, esses cartões oferecem benefícios para as compras na própria loja, sendo na forma de descontos ou outros tipos de serviços, como por exemplo, diferentes possibilidades de parcelamento e ausência de juros, ou diminuição deles, para os clientes que realizarem suas compras com o cartão da loja. 

Algumas lojas ainda oferecem programas de acumulação de pontos, em que estes podem ser trocados por produtos, milhas aéreas, descontos e mais uma grande gama de possibilidades. 

Por último, uma das vantagens que pode atrair diversos clientes é o fato de que a maioria desses cartões não possuem anuidade. E isso, somado às outras vantagens, tornam os cartões de crédito de lojas uma grande sacada para atrair clientes. 

Desvantagens

Muitas pessoas que já são clientes de cartões de crédito que são oferecidos por lojas reclamam que o limite disponibilizado pelas lojas não é tão alto, o que pode ser um empecilho na hora das suas compras, fazendo com que você precise usar outra forma de pagamento, perdendo as vantagens do cartão da loja. 

Cartões de crédito de loja: eles valem a pena?

Para saber se esses cartões irão ser de serventia para você, é fundamental estudar as vantagens oferecidas, o limite disponibilizado, as taxas inclusas, os programas de benefícios e outros tópicos. 

Já que, se esses não forem benéficos para você, seria mais fácil utilizar um cartão de crédito tradicional que você já possua, já que a maioria dos benefícios já são oferecidos pela maioria dos bancos tradicionais, como os cartões sem anuidade e com programas de pontos. 

Portanto, os cartões só valem a pena se os benefícios oferecidos forem superiores aos oferecidos pelos cartões de crédito tradicionais. 

Você também pode se interessar:

Aguarde …