loader image

Cartão BRB Flamengo x Cartão Iti: Descubra qual o melhor para você!

1

Quando falamos em cartões de crédito é comum imaginarmos um cartão no qual podemos gastar e após 30 dias pagarmos uma fatura contendo o valor que utilizamos, seja total, seja parcialmente.

Mas, os cartões de crédito não se resumem a isso. Atualmente as administradoras de cartões  preocupam-se em oferecer benefícios cada vez mais personalizados, para que possam realmente ter um diferencial atrativo em relação à concorrência.

Com o cartão BRB Flamengo e o cartão Iti não é diferente, ambos oferecem aos clientes diferenciais que podem determinar a adesão ou não do contrato dos mesmos. Vamos conhecê-los?

CARTÃO BRB FLAMENGOCARTÃO ITI
ANUIDADESem anuidade na modalidade +queridoSem anuidade
RENDA MÍNIMASem exigência de renda mínimaSem exigência de renda mínima
CONSULTASujeito à análise de créditoSujeito à análise de crédito
BANDEIRAMasterCardVisa

Qual o melhor cartão: BRB Flamengo ou Iti?

Cartão BRB Flamengo

O cartão BRB Flamengo é o resultado de uma parceria entre o Flamengo e o Banco de Brasília (BRB), um banco estatal brasileiro de economia mista, com participação do Governo do DF, participante majoritário nas ações do banco.

O BRB Flamengo possui uma conta digital gratuita planejada para a torcida flamenguista, oferecendo aos rubro-negros opções de cartões de débito, pré-pagos e de crédito, nas modalidades Black, Platinum, Gold e +Querido.

Falaremos aqui sobre o BRB Flamengo +Querido, um cartão da bandeira Mastercard, que não exige renda mínima e dá limite de crédito mediante análise, garantindo transações gratuitas, isenção da anuidade, tecnologia de pagamento por sistema aproxime e pague, além de benefícios para melhorar a compra de itens do timão.

Para quem torce para o Clube de Regatas do Flamengo, vale lembrar que 50% dos resultados da parceria entre o BRB e o Flamengo vão para o seu time. É ou não é um incentivo a mais para que você abra uma conta no BRB Flamengo?

Podemos citar entre os benefícios ofertados pelo cartão BRB Flamengo +Querido os listados abaixo:

  • Cartões completamente personalizados com as cores e escudo do Flamengo;
  • Transações gratuitas e ilimitadas em qualquer terminal BRB ou em caixas bancários 24 horas;
  • Tecnologia de pagamento por sistema aproxime e pague;
  • App e conta completos para que você possa realizar suas transações on-line de maneira confortável a qualquer hora e em qualquer lugar;
  • Seguros e empréstimos dentro do App com as melhores condições do mercado financeiro, entre outras soluções;
  • Aba com opção de investimentos no App para fazer render seu patrimônio;
  • Programa de relacionamento que garante pontos que podem ser trocados por recompensas junto ao +Mengão, como descontos em suas compras, experiências exclusivas, produtos oficiais e muitas outras coisas.

Pontos positivos do cartão BRB Flamengo sobre o cartão Iti

Em se tratando do cartão BRB Flamengo, podemos destacar que as vantagens do cartão sobre o Iti são primordialmente pensadas para os flamenguistas, pois tratam-se de recursos de personalização com as cores e escudo do Flamengo.

Além disso, é possível citar o programa de relacionamento/pontos para utilizar junto ao +Mengão e o sentimento de fraternidade, já que ter uma conta junto ao BRB Flamengo aumenta os resultados da parceria e o percentual a ser repassado ao time, resultando em melhorias financeiras para o Mengão.

Por ser um cartão da bandeira Mastercard, o BRB Flamengo dá aos seus usuários mais que o seu próprio programa de pontos, pois seus clientes também terão acesso ao Mastercard Surpreenda.

Este, por sua vez, é um programa de pontos disponível para todos os cartões da bandeira, que transforma suas compras em pontos, para que você possa trocar, junto a lojas e marcas parceiras, e obter produtos e descontos. Quanto mais pontos você acumular, melhores serão os benefícios.

Cartão Iti

O Banco Iti traz para os clientes uma conta digital gratuita, sem qualquer taxa de manutenção, com todas as funcionalidades que outras contas digitais oferecem, como transferências, pagamentos por boletos, pagamentos e recebimentos via pix e QR Code, consulta ao extrato dentro do aplicativo, entre outras.

O Iti conta ainda com a vantagem de oferecer aos seus clientes um cartão de crédito, mediante análise de crédito própria, sendo este sem anuidade, sem exigência de renda mínima, com análise em curto prazo, após o pedido. Ademais, todo o procedimento de solicitação pode ser feito on-line, em aparelhos Android e IOS.

Algumas desvantagens do cartão Iti em relação às fintechs concorrentes é que por ser muito nova ainda não oferece serviços de ajuste de limite, mudança na data de vencimento da fatura e antecipação de pagamentos, talvez em outras atualizações estes recursos sejam disponibilizados. 

Acompanhe abaixo os benefícios de forma mais clara e objetiva para melhorar sua visibilidade na análise:

  • É uma conta digital gratuita, sem qualquer taxa de manutenção;
  • O cartão de crédito Iti pode ser solicitado dentro do App, sem burocracias e com análise de crédito em moldes próprios, sendo liberados até R$20.000,00;
  • App com funcionalidades que te ajudam a pagar contas, fazer transferências e controlar seus gastos sem sair de casa;
  • Corte lateral e escrita em braille no cartão para facilitar o uso por pessoas portadoras de deficiência visual;
  • Benefícios de descontos junto a parceiros Iti.

Pontos positivos do cartão Iti sobre o cartão BRB Flamengo

O ponto positivo do cartão de crédito Iti sobre o cartão de crédito BRB Flamengo é a acessibilidade e inclusão promovida pelo formato do cartão. Essas são questões muito discutidas, mas pouco aplicadas pelas instituições financeiras, o que faz com que os deficientes visuais tenham sua independência prejudicada.

Além disso, os cartões da bandeira Visa contam com o Vai de Visa que é um programa de fidelidade, em que, após a realização do cadastro do cartão no site ou App da bandeira, você passa a receber cashbacks, descontos e ofertas maravilhosas em compras realizadas junto às empresas parceiras. 

Um ponto que merece sua atenção é que não se trata de um programa de pontos, se trata de descontos e cashbacks que você terá acesso na plataforma da bandeira Visa.

Voltando ao BRB Flamengo, a falta de recursos que promovam a inclusão não é um déficit exclusivo desse cartão, mas vale lembrar, não só ao BRB, como a outras contas digitais e tradicionais, que o acesso a serviços financeiros de qualidade é um direito de todos.

Dessa forma, investir nessas políticas que geram acessibilidade é muito importante e se faz necessário

Pontos em comum entre o cartão BRB Flamengo e o cartão Iti

Estes cartões têm como pontos em comum a não exigência de renda mínima, a isenção em taxas, como a de manutenção, de anuidade em grande parte das modalidades dos cartões de crédito oferecidos, bem como as transações sem quaisquer cobranças.

Outro ponto que merece destaque é o acesso à tecnologia Aproxime e Pague e a garantia de maior segurança em compras realizadas em sites e aplicativos, visto que o cartão virtual dificulta a clonagem e fraudes.

Qual a melhor escolha?

A melhor escolha tem mais a ver com você, com seu estilo de vida, com suas preferências de gastos que com os próprios cartões, então, não há o que se apontar como melhor ou pior escolha entre os dois cartões de crédito apresentados.

O que queremos aqui é te ajudar a pensar e, com base no que o seu lado racional disser, escolher o seu cartão de crédito e não te induzir a aderir o cartão X ou Y. Tomar decisões envolvendo seu dinheiro é um papel seu e você não deve se esquivar dessa responsabilidade.

E você sabe bem disso, caso contrário não teria chegado até aqui com sua leitura, então, sem mais delongas, vamos te ajudar com uma análise que permitirá enxergar os cartões de outra forma.

Sua análise em relação deve incluir perguntas como:

  • Sou torcedora do Clube de Regatas e tenho como um de meus objetivos ajudar meu time?
  • Quero contratar seguros e fazer investimentos em minha conta digital, ou as transações que qualquer outra conta pode me oferecer já é o suficiente para me atender?
  • É uma prioridade para mim, acumular pontos e trocar por benefícios?
  • Ter uma plataforma com lojas e marcas nas quais eu tenha descontos de até 40% já me atende ou eu gostaria de um diferencial a mais?
  • As recompensas garantidas pelo programa de pontuação fazem sentido, se comparadas ao meu estilo de consumo?
  • Preciso (ou quero para fins de conscientização) de recursos de acessibilidade no meu dia a dia para gastar meu dinheiro com mais segurança?

Essas são perguntas que te demandam pouco tempo e você pode escolher entre responder mentalmente ou escrevendo,  mas que com simplicidade te ajudarão a escolher com maior assertividade qual o cartão certo para suprir suas necessidades e atender à sua realidade financeira, o que te poupará de procurar por outro banco mais tarde.

Uma dica bônus é: procure sempre pela empresa responsável pela administração do cartão em sites de relações de consumo e reclamações (como o Reclame Aqui), pois nelas você conseguirá verificar quais os tipos de queixas os clientes levam aos bancos e como os bancos se posicionam na busca por soluções.