loader image

Seguro de cartão de crédito existe? Como funciona?

50

Nos dias atuais, com a grande violência, qualquer pessoa corre um grande risco de bater o carro, ter a casa invadida ou ser vítima de um golpe.

Por causa disso, os seguros são uma boa alternativa para minimizar os danos advindos de situações assim. Mas, em se tratando do cartão de crédito, será que vale a pena fazer um seguro? Leia nosso texto até o fim e saiba a resposta. 

Seguro de cartão de crédito

Preciso Fazer Seguro do Cartão de Crédito? | iDinheiro

O cartão de crédito já é uma modalidade antiga de pagamento no mercado em que estamos inseridos. Durante a pandemia do coronavírus, as compras on-line com o cartão de crédito aumentaram muito. Em consequência, as fraudes e roubos também. 

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção do Crédito (SPC) relatou que, pelo menos, 59% dos internautas foram vítimas de algum tipo de fraude financeira em 2020, enquanto no ano anterior, o percentual foi de 46%.

Quase nove milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes entre os anos de 2018 e 2019, sendo que uma porcentagem bem significativa, em torno de 41%, estava ligada ao cartão de crédito. 

Diante de tal cenário, fazer o seguro do cartão de crédito é uma ótima ideia. Não é algo tão comum, mas é útil em situações como sequestro, extravio, perda e roubo, tudo dependendo da seguradora. 

Mas o seguro do cartão de crédito é bem mais do que isso, visto que oferece mais coberturas, as quais compensam, quando se leva em consideração o custo-benefício, já que o seguro é um investimento de baixo valor: custa em torno de R$ 5 a R$10 por mês.

Cada seguradora tem suas próprias coberturas, por isso, antes de contratar um seguro para o seu cartão, avalie bem as opções disponíveis no mercado. Leia com máxima atenção as regras da apólice e veja se elas estão de acordo com suas necessidades de proteção. 

Dicas de prevenção a fraudes

Os seguros costumam cobrir situações de roubo e furto, mas não os casos de fraude. Portanto, no contexto das compras online, um seguro que cubra fraudes é o ideal. Veja alguns exemplos abaixo:

O seguro oferecido pela Mastercard abrange a compra protegida. Isso significa que se a compra foi realizada no cartão de crédito protegido e o item sofrer algum dano acidental ou for roubado em até 30 dias a contar da data da compra, o seguro dá cobertura de até 200 dólares por ocorrência. 

Existem alguns cuidados a serem tomados para que as compras online sejam mais seguras. Confira abaixo e fique bem informado:

  1. Conheça bem o vendedor do produto ou serviço que você está adquirindo. Para conhecer a idoneidade do mesmo, pesquise sobre ela no Relatório Completo de Empresas e o Localiza Empresas, que oferecem informações sobre a reputação da empresa em questão. 
  2. Fique atento a produtos muito baratos pois a empresa pode não ser confiável. Novamente, pesquise a reputação e exija a nota fiscal. É a forma de proteger você contra golpes e fraudes e caso seja necessário fazer uma troca do produto. 
  3. Leia o contrato com bastante atenção e saiba que nem tudo que está em um contrato é legal, desse modo, algumas cláusulas se tornam sem efeito. Se tiver dúvidas, consulte um advogado. 

Leia também: Saiba quais são as vantagens e desvantagens de uma conta digital conjunta