Score Serasa: Aprenda como aumentar o seu

PUBLICIDADE

Muitas pessoas ouvem falar sobre o Score do Serasa, mas não fazem ideia do que é e nem da maneira com que essa nota pode influenciar a sua vida.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que aqui você vai ficar por dentro das principais informações sobre essa ferramenta tão importante no mercado de crédito brasileiro e ainda aprender como aumentá-lo e melhorar a sua vida financeira. Confira:

Saiba tudo sobre o Score Serasa

20200821122507 1200 675 serasa

O que é Score Serasa?

O score de crédito nada mais é que uma nota que você recebe de acordo com os seus dados financeiros, ou seja, conforme você vai realizando certas ações a sua nota irá aumentando ou diminuindo.

Existem diversas coisas que são levadas em consideração na hora de calcular o valor do seu score, como o seu histórico de pagamento, consultas ao seu CPF e muito mais.

O valor calculado significa qual a probabilidade que você tem de realizar o pagamento das suas contas em atraso nos próximos 12 meses.

Essa pontuação varia entre 0 e 1000, quanto mais perto de 1000 ela for significa que melhor pagador você é e os bancos vão entender que podem dar crédito para você sem muito risco de haver atraso no pagamento das faturas.

Saiba que não são apenas os bancos que realizam a consulta do seu score, pois lojas e empresas também tem acesso a esse tipo de informação, pois isso ajuda a determinar se o consumidor pode ou não receber crédito.

Faixas do score

PUBLICIDADE

Como dito anteriormente, de acordo com a sua nota será o risco que você tem de atrasar algum pagamento para as empresas e elas são divididas em três categorias, sendo elas:

  • Alto risco de inadimplência: aquelas pessoas que possuem o score entre 0 e 300;
  • Médio risco de inadimplência: aquelas pessoas que possuem o score entre 301 e 700;
  • Baixo risco de inadimplência: aquelas pessoas que possuem score entre 701 e 1000.

Aprenda como consultar o seu score

A consulta do seu score é muito fácil de fazer, para isso você precisa entrar no site do Serasa e realizar o seu cadastro.

Ao entrar no site, você deve apertar no botão que diz "Consultar meu score grátis", ao clicar será aberta uma no aba na página e você deverá digitar o seu CPF e clicar em "Confirmar".

Então deverá digitar a senha que já foi cadastrada anteriormente no site ou cadastrar a senha no caso de primeiro acesso, ou ainda se preferir é possível acessar o seu score utilizando o Facebook ou a sua conta no Google, depois de decidir isso, você deve apertar em "Confirmar".


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Assim, você terá aceso a plataforma e bem em cima estará o seu valor de score, além de contar com outras informações como se o seu nome está limpo e se a sua situação na Receita Federal está regular ou não.

Por que essa nota é tão importante?

O score é tão importante porque por meio dele que as empresas irão decidir se você é merecedor ou não de crédito, além disso ele funciona como um currículo financeiro e quanto melhor ele for, melhor será a sua vida financeira.

Por exemplo, ele é muito importante na hora de conseguir um financiamento para comprar a casa dos seus sonhos, ou até mesmo para reformar a sua casa, então você deve consultá-lo antes de realizar a solicitação, apra ver se ele está bom.

Agora você já entendeu o que é score, como consultá-lo e o porquê ele é tão importante, mas como se faz para aumentá-lo e quais são as ações que fazem baixá-lo? Abaixo te explicamos tudo!

Aprenda as principais maneiras para aumentar o seu score

dicas para aumentar score1 768x450 1

Mantenha sempre o seus dados atualizados

Isso até pode parecer muito irrelevante, mas saiba que não é, pois manter os dados atualizados mostra que você é uma pessoa transparente, assim as instituições financeiras conseguem ter acesso aos seus dados de maneira facilitada.

Como as empresas tem uma maior facilidade na hora de ter os seus dados, fica mais fácil de conceder credito, pois elas tem as principais informações e se você seguir as demais dicas, mostrará que é uma pessoa confiável que merece esses votos de confiança.

Então, o primeiro passo para uma melhor vida no score de crédito é manter todos os seus dados atualizados nos birôs de crédito.

Tenha um bom planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro é imprescindível para ter saúde nessa área da vida, pois é importante estar ciente de quanto entra e quanto pode ser gasto sem que adquira dívidas.

Além disso, um bom planejamento financeiro conta com o pagamento das contas em dia, não utilizar o cheque especial, não solicitar crédito toda hora e principalmente não comprometer mais de 30% da sua renda em dívidas.

Limpe o seu nome

O primeiro passo par aumentar o score no caso de você já ter alguma dívida é livrar-se dela, pois ela pesa e muito na hora do sistema definir a sua nota.

Para isso existem algumas possibilidades que podem ser falando diretamente com a empresa que você está endividado ou também os feirões de crédito que ocorrem de tempos em tempos.

Coloque as suas contas no seu CPF

Se você recém está entrando no mercado de crédito e ainda não possui muita coisa em seu CPF é bem provável que o valor do seu score seja baixo, pois o sistema não possui informações suficientes para saber se você é um bom ou mau pagador de suas contas.

Então, coloque as contas do dia a dia em seu nome, como as contas de água, luz, telefone e internet, se você fizer o pagamento adequado antes da data de vencimento, em pouco tempo a sua nota irá aumentar.

Tente manter um bom histórico de pagamento

Essa dica está ligada intimamente com a do bom planejamento financeiro, pois para ter um bom histórico de pagamento é necessário saber tudo sobre as suas finanças.

Então, para ter um bom histórico realize o pagamento de todas as contas que estão no seu CPF em dia, não existindo a necessidade de realizar o pagamento antecipado.

Se você é uma pessoa que atrasa o pagamento de contas por ter esquecido, é importante anotar em algum lugar como na agenda do seu celular ou em um papel para colocar na porta da geladeira e assim nunca esquecer o pagamento.

Utilize o Cadastro Positivo

O Serasa possui uma ferramenta chamada Cadastro Positivo, o qual aquelas pessoas que são boas pagadoras tem acesso e precisa ser ativado manualmente por meio da plataforma.

Essa ferramenta é útil até mesmo para aquelas pessoas que estão enfrentando algum problema financeiro e tem uma dívida pendente, mas estão pagando todas as outras em dia, pois isso constará nos relatórios que as empresas têm acesso.

Saiba o que pode influenciar negativamente a sua nota

score de credito no spc e serasa pontuacao

Solicitar muito crédito em pouco tempo

Antigamente não existia a plataforma do Serasa com tão fácil acesso como hoje em dia e muitas pessoas adquiriram o hábito de solicitar crédito para ver como está o seu nome no mercado, mas isso prejudica muito o seu score.

Isso porque quanto mais pesquisas existirem em seu CPF em um curto período de tempo, menor será a sua nota, pois o sistema enxerga como se você estivesse precisando sempre de crédito para pagar as suas contas.

Atraso no pagamento das conta

Outra coisa que não é vista com bons olhos pelo sistema do score é quando a pessoa costuma realizar o pagamento de suas contas atrasado, pois isso mostra que você não tem um bom planejamento financeiro.

Utilizar todo limite do seu cartão de crédito

Se você tem um cartão de crédito com um limite razoavelmente alto e utiliza todo o valor saiba que isso pode prejudicar o seu score, isso porque as empresas entenderão que você não sabe se organizar financeiramente e está sempre precisando de crédito para realizar o pagamento de suas contas

Agora compartilhe esse texto com os seus amigos para que eles também fiquem informados sobre tudo que se refere ao score!

Leia Mais

Procurando Cartão…