Pix: Saiba o que fazer quando o serviço estiver fora do ar

O Pix surgiu para facilitar a vida de todos os brasileiros. Todavia, alguns problemas no seu funcionamento podem surgir. Leia nosso texto e veja como agir nessas situações!
PUBLICIDADE

O Pix foi uma daquelas novidades que todos os brasileiros adoraram. Imagine receber e enviar transferências bancárias gratuitamente em questão de segundos, a qualquer momento do dia, sem ficar horas em pé numa fila de casa lotérica ou agência. 

Essa modalidade incrível de fazer transferências foi inventada pelo Banco Central em novembro de 2020 e fez com que outros modelos de repasse de dinheiro, como TED, DOC e até depósitos bancários se tornassem ultrapassados.

Haja vista que o usuário tinha que ficar atento aos horários das transações, as quais só funcionavam em dias úteis, sem mencionar as altas taxas cobradas pelos bancos.

Desse modo, o Pix se tornou sinônimo de agilidade e praticidade quando o assunto é dinheiro na mão. Entretanto, como qualquer sistema apresenta falhas, o Pix também fica fora do ar de vez em quando.

pix 1

Isso se explica também pelo fato de estar ativo há pouco tempo e ainda deve passar por alguns ajustes até funcionar perfeitamente. Assim, as causas exatas de falhas no sistema do Pix ainda não são conhecidas. 

Entretanto, acredita-se que podem advir do próprio sistema do Banco Central, da rede de conexão, no celular do usuário e também de instabilidades próprias dos aplicativos bancários.

Seja qual for a origem da falha, não há muito o que fazer a não ser esperar, porém, existem modos de tentar contornar a situação. 

PUBLICIDADE

O Pix é cheio de vantagens, disso ninguém duvida, mas o fato de ser totalmente digital faz com que surjam instabilidades no aplicativo no qual a transferência está sendo feita. Quando isso acontecer, existem alguns modos de tentar resolver a situação e nós trouxemos cada um deles abaixo. Confira:

  1. Supondo que o problema seja no aplicativo do banco, você deverá reiniciá-lo e fazer login novamente. Se o impedimento for no app, provavelmente ao reiniciar será resolvido.
  2. Se o passo anterior não funcionar,  experimente reiniciar a conexão com a internet, pois às vezes esse simples passo faz com que as coisas andem mais rápido.
  1. Além disso, é válido tentar trocar a conexão Wi-Fi pela 4G. Às vezes faz diferença, acredite. 

Se nada disso funcionar, significa que o problema está no sistema do Banco Central. Nesse caso, não há nada que você possa fazer a não ser aguardar alguns instantes antes de tentar fazer um Pix novamente.

Não desanime, pois o serviço costuma ficar poucos instantes fora do ar, mas volta em seguida para que o usuário volte a usá-lo normalmente. 

Embora o Pix seja muito bom, não é infalível, assim, houve algumas pessoas que relataram ter sido prejudicadas ao usarem o serviço, pois o valor transferido foi debitado da conta remetente, mas não chegou na do destinatário. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Em casos como esse, deve-se entrar em contato com a instituição financeira e relatar o problema para que seja resolvido. 

Para finalizar, nosso conselho é o seguinte: tenha mais de um app bancário para os momentos de emergência, pois assim você conseguirá fazer o Pix caso o problema seja no seu outro banco.  Siga nossas dicas e faça um bom uso do Pix. 

Leia também: Saiba como fazer agendamento de PIX pela conta digital Nubank

Leia Mais

Procurando Cartão…