Golpes no cartão de crédito: Confira os mais comuns e como se proteger

Você já foi ou conhece alguém que tenha sido vítima de golpes de cartão? Fique atento! Este é um golpe demasiadamente comum. Confira nosso artigo e veja como se proteger!
PUBLICIDADE

O cartão de crédito está sendo bem usado nos dias atuais, o que facilita muito para fazer compras e até mesmo parcelar.

Mas você já pensou o quanto é fácil cair em golpes no cartão de crédito? Pensando na sua proteção, iremos te mostrar algumas dicas para você evitar essas situações desagradáveis.

Golpes no cartão de crédito: a importância da segurança de dados

post 02

Com certeza, você já assistiu na TV a golpes do cartão de crédito e deve ter ficado aflito, temendo que possa acontecer com você ou com alguém próximo.

Vale ressaltar que existem algumas épocas do ano em que os cartões de créditos são muito usuais, como na Black Friday e no Natal, e com essa movimentação os golpistas ficam mais atentos. Uma das formas de manter a segurança dos seus dados, é não passá-los para qualquer pessoa, e nem deixar números e senhas expostos. Sempre guarde-os bem!

Onde os golpes do cartão de crédito mais acontecem

Inúmeras são as formas de tentativas de golpes, entretanto, os mais comuns são propagados através das redes sociais, em anúncios de produtos, serviços e também por e-mail.

Sites falsos

Diversos golpes acontecem por que, na maioria das vezes, o site é falso ou de fonte duvidosa. Nesses casos, estes sites são denominados de Phishing.

Normalmente quando recebemos e-mails de lojas falsas, elas caem diretamente no spam ou no lixo eletrônico. Fique atento, geralmente quando o e-mail for enviado de um endereço seguro, possuirá o seguinte padrão: atendimento@nomedaloja.com.br.

Desconfie de preços muito baixos

PUBLICIDADE

Muitas lojas tem sim promoções, com preços um pouco abaixo do normal, mas algumas lojas falsas colocam os preços extremamente baixos para as pessoas entrarem e comprarem algo que nunca chegará.

Wi-fi público

Quando você precisar usar seus dados em alguma compra ou para outra finalidade no seu celular, evite estar usando o wi-fi público. Esta atitude também facilita a invasão dos seus dados.

Confirmação de dados

Os golpistas também tentam se passar por atendentes de bancos, mas terá uma diferença, pois um atendente nunca pedirá sua senha por telefone. Se isso lhe for pedido, desconfie!

Os questionamentos que um atendente de banco pode pedir quando te ligarem são semelhantes a confirmação do número do seu CPF e, talvez, os 4 últimos dígitos do cartão de crédito.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Troca de cartão

Esse é um golpe muito comum, pois os golpistas ficam de olho quando você vai colocar sua senha, e trocam o seu cartão lhe dando outro semelhante.

Assim você dá total acesso do seu cartão de crédito, sem ao menos notar.

Como evitar cair em golpe do cartão de crédito

Agora que já tem conhecimento sobre diversos golpes, atente-se para não ser mais uma vítima.

Reclame Aqui

Este é um site onde você pode entrar e consultar reclamações sobre determinados sites, sobre compras específicas ou até mesmo se o site que você está acessando é verdadeiro ou não.

Não entregue seu cartão a desconhecidos

Nunca permita que estranhos coloquem seu cartão na maquininha, faça você mesmo isso, pois podem pegar o seu cartão e trocar por outros ou, ainda, copiar seus dados.

Proteja seus dados

Nunca deixe espalhadas informações sobre seu cartão, e se possível coloque autenticação de duas etapas no seu celular. Esta é uma das formas de dificultar o acesso as suas senhas.

Atualize seus dados

Nunca mantenha a mesma senha no seu cartão de crédito, este fato facilita ainda mais para futuros roubos, tente, se possível, trocar sua senha a cada 3 meses. Evite também utilizar senhas comuns, como data de nascimento, número de telefone e CPF.

O que fazer em caso de golpe do cartão de crédito?

Fique sempre de olho na fatura do seu cartão e se você desconfiar que foi vítima de um golpe, entre imediatamente em contato com o Banco do seu cartão. A grande maioria das instituições financeiras, toma como providencia inicial, o bloqueio definitivo do cartão, a solicitação de um novo e, por fim, o reembolso do valor sonegado.

Aconselhamos também que, caso prefira, registre um Boletim de Ocorrência.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os amigos e ajude a evitar que eles também se tornem vítimas de golpes de cartão de crédito.

Leia Mais

Procurando Cartão…