Empreendedor: Veja se vale a pena aceitar cartão de crédito e débito no seu negócio!

Se você faz parte do grupo de empreendedores que ainda não se rendeu as vendas no cartão de crédito e débito, precisa ler este artigo e conhecer os prós e os contras desta tecnologia.
PUBLICIDADE

Imagine o seguinte: estamos em 2021 e um dos meios de pagamento mais populares é os cartões de crédito e débito. Eles são muito práticos, poupando muita gente de ter o trabalho de ir ao banco sacar.

Todavia, ainda existem muitos empreendedores que não aceitam essa forma de pagamento em seus estabelecimentos comerciais. O motivo? Não estão dispostos a pagar pelas taxas administrativas da máquina, chamadas de adquirentes.

Desse modo, se você é parte do grupo resistente às maquininhas, te convidamos a ler a matéria até o final e descobrir quais os prós e contras de aderir ao pagamento com cartões.

Por que aceitar cartão de crédito e débito?

Máquina de Cartão para MEI: 5 dicas para escolher a melhor para seu negócio

Conforme pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os pagamentos com cartões subiram 52% no primeiro trimestre de 2021.

Isso significa mais de R$ 600 bilhões movimentados só em vendas com cartão.

Além disso, as compras no cartão de crédito lideram no mercado, seguidas por compras realizadas no débito, com dinheiro físico e por último, mas não menos significativo, no crédito parcelado. 

Em outras palavras, não aceitar tal forma de pagamento no seu estabelecimento pode te fazer perder dinheiro, pois os clientes comprarão da concorrência que aceita cartões. Faz sentido?

Quais são os prós e os contras de se aceitar cartão de crédito e débito?

A seguir listamos algumas vantagens e desvantagens que você pode enfrentar caso comece a vender com cartões de crédito e débito:

Vantagens

A primeira vantagem é que o calote fica quase impossível de acontecer. No fim da compra, a relação com o cliente se encerra e sua parte estará paga automaticamente. O pior que pode acontecer é ele não pagar a fatura do cartão, mas isso não lhe afeta.

PUBLICIDADE

A segunda é facilitar o pagamento, especialmente de produtos caros, como eletrodomésticos, que quase sempre devem ser parcelados. Se aceitar cartão, você flexibiliza a compra.

Mas, como queremos trazer uma matéria honesta, trouxemos também os pontos negativos em aceitar pagamentos em cartão.

Desvantagens

Para começar, sua margem de lucro diminui, devido ao pagamento de taxas da máquina. A segunda desvantagem é o tempo para receber.

Quando o pagamento é efetuado, demora de 1 a 30 dias para cair na conta, variando conforme a operadora da máquina e com o tipo de pagamento escolhido.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Ainda bem que existem modos de diminuir os descontos no lucro em vendas feitas com cartão. O primeiro é bem simples: consiste em saber quanto se perde de lucro e aumentar um pouco o valor do produto, de modo a superar essa defasagem.

Lembre-se que, embora você perca um pouco de lucro, certamente aumentará no número de vendas realizadas. Mas fique atento! e de suma importância repassar o valor da taxa ao cliente e deixá-lo ciente disso.

O problema é que alguns podem se sentir lesados por pagarem a mais do que os clientes que escolheram outra forma de pagar e desse modo, desistirem da compra.

Mais uma coisa: se após ler o artigo você decidiu começar a vender com cartão, saiba que deverá ter uma conta bancária compatível com esse modo de pagamento.

Nesse sentido, aconselhamos as contas PF e PJ da Nubank, que estão desde julho habilitadas a receber pagamentos assim. 

Leia também: Empréstimo pessoal do Nubank: Saiba como ter descontos nas parcelas

Leia Mais

Procurando Cartão…