Dígito da conta: Como localizá-lo e qual sua importância?

Você, com certeza, já ouviu falar no dígito verificador da conta. Mas, você sabe como localizá-lo e sabe qual a sua relevância? Não! Descubra aqui.
PUBLICIDADE

Seus números RG, CPF ou CNPJ têm uma coisa em comum. Todos eles têm um dígito final, que é chamado de dígito de verificação (DV), aquele que aparece depois do hífen.

E assim como nos documentos oficiais, você também acha o dígito verificador em outros números de identificação.

A sequência de números para identificar sua conta corrente, por exemplo, contém o dígito verificador, assim como o número da conta poupança e também o número da agência bancária pode ter seu DV, neste caso pode ser um número ou uma letra.

Saiba como identificar o número da conta e por que esse número é tão importante.

Qual é a importância do DV da conta?

ONDE FICA O DIGITO VERIFICADOR NO CARTÃO DA CAIXA? - YouTube

O dígito da conta, ou dígito de verificação da conta (DV), consiste em um ou mais dígitos e é encontrado no final da sequência numérica. O DV é usado para verificar se o número da conta corrente ou conta de depósito, realmente existe.

Também é importante para evitar possíveis erros de transmissão ou digitação, bem como prevenir qualquer fraude.

Se você já tentou fazer uma transferência eletrônica e não inseriu o valor da sua conta, sabe que a transferência eletrônica não foi concluída e isso pode ser um problema.

Quando o DV passou a ser utilizado?

PUBLICIDADE

Muito além de contas bancárias, o dígito verificador também é utilizado em documentos de identificação, como CPF, RG, CNPJ, números de registro, código de barras, contas de luz, etc.

Ao longo da história, os nomes deixaram de ser usados ​​como forma de identificação, dando lugar ao DV. O objetivo era garantir que a comunicação de dados fosse eficaz, criando uma forma única de identificação.

A partir desse momento, o dígito verificador foi criado para compensar possíveis falhas na transmissão das informações, seja por tentativa de fraude ou por erro de digitação. Isso foi confirmado por estudo realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A título de curiosidade, um dos métodos de cálculo do dígito verificador foi objeto de exercício no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2005.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Afinal, como identificar o DV?

Seja em seu aplicativo bancário ou impresso em seu cartão, o dígito da conta é o número no final da sequência de dígitos, geralmente imediatamente após um hífen (traço) ou espaço.

Exemplo: Conta corrente: 123456 - 7.

Neste caso, o número "7" é o DV da conta. Esteja você fazendo uma transferência bancária, pagamento online ou qualquer outro uso do número da sua conta corrente, você também deve inserir o dígito do cheque.

Curiosamente, no caso da cifra da filial, ela pode ser representada pela letra X em vez de um número. Letra X do número 0.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle diante a sua vida financeira. Não conhece o Nubank ainda? Aproveite e passeie no nosso site e conheça diversos outros serviços prestados pela fintech.

Leia também: Pix com o cartão de crédito? Veja se é possível!

Leia Mais

Procurando Cartão…