Descubra os principais motivos para você ter o seu cartão de crédito cancelado

Quer saber quais são os motivos de ter o seu cartão cancelado? Então, leia o nosso texto e fique bem informado!
PUBLICIDADE

Os cartões de crédito são um dos recursos mais solicitados em todos os bancos, afinal, quem não gostaria de ter essa opção para realizar suas compras, não é mesmo? Desse modo, esse serviço se popularizou ainda mais e agora, é um dos destaques do mercado financeiro. Mas você já imaginou ter o seu cartão cancelado?

Às vezes as situações podem fugir do nosso controle. Imagine você realizar uma compra em um estabelecimento e o atendente lhe informar que o seu cartão de crédito não foi aceito.

É comum num primeiro momento ficar preocupado, no entanto, se mesmo você possuindo saldo, essa situação aconteceu, é importante entender os motivos disso ocorrer. Veja conosco os principais motivos para o seu cartão ter sido cancelado ou bloqueado pelo banco.

O que fazer quando o seu cartão de crédito foi cancelado ou bloqueado?

cancelado

Meu cartão de crédito não passou. Como isso pode ocorrer se eu ainda tenho saldo? Não se desespere, é muito comum esse tipo de situação e, cada cartão possui formas específicas de agir nesses casos.

Com isso, o primeiro passo é identificar o motivo do seu cartão ser cancelado, para assim entrar em contato com a financeira que mantém o cartão. No artigo de hoje iremos descrever os principais motivos apontados pelas financeiras, para que você não seja pego de surpresa.

Principais motivos para ter o cartão bloqueado ou cancelado do cartão

O cartão de crédito ainda não foi desbloqueado

Logo que você recebe o cartão de crédito, seja de bancos tradicionais ou de instituições financeiras digitais, é necessário que ocorra o desbloqueio do cartão. É mais comum do que parece, já que muitas pessoas esquecem de realizar esse procedimento.

Ao receber o cartão pelos Correios, verifique se junto a ele não há um adesivo com orientações para desbloqueio. Assim, basta seguir os passos ali informados para habilitar o seu cartão para uso.

PUBLICIDADE

Caso você não tenha feito esse procedimento, basta ir até um caixa eletrônico do banco ou acessar o aplicativo do cartão e buscar a seção que trata sobre o desbloqueio do cartão. Lembrando que esse serviço é gratuito e não gera custos ao cliente.

A data de validade do cartão pode estar expirada

Mais um ponto pouco observado pelos usuários é a data de vencimento do cartão de crédito. É sempre muito importante estar atento a isso, para que quando chegue o período, você não fique na mão seu o seu cartão de crédito.

Normalmente, as financeiras avisam o seu cliente através do aplicativo ou por e-mail. É importante ficar ciente desse caso, pois caso você não receba uma notificação, é necessário entrar em contato com o banco para solicitar o cartão.

A maior parte dos bancos, após notificar, envia o cartão novo automaticamente antes do vencimento do atual cartão. Caso isso não ocorra, busque centrais de atendimento ou chats online para os bancos digitais e as agências para os bancos tradicionais.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Erro repetitivo da senha

Por medida de segurança, cada cartão possui uma senha própria, determinada pelo seu próprio usuário. Essa senha é solicitada a todo e qualquer momento que você for utilizá-lo e portanto, não deve ser esquecida

É normal, no entanto, que eventualmente você erre a sua senha. Alguns cartões possuem uma tolerância de até 4 erros. Após exceder esse número de tentativas, o seu cartão será automaticamente bloqueado por medida de segurança.

Para resolver essa situação, você deverá entrar em contato com o banco e solicitar um recadastramento de senha, informando o motivo do bloqueio e atualizando suas informações junto com a instituição.

Suspeita de fraude no cartão

Os cartões de crédito estão ligados também aos seus dados pessoais. Acontece que algumas vezes, ao realizar uma compra com eles em um lugar muito distante do seu habitual, o seu cartão poderá ser bloqueado por suspeita de fraude.

Esse tipo de bloqueio é bem específico, já que ele leva em conta os seus padrões de consumidor como frequência do uso, valores pagos e até mesmo, o local em que se utiliza. Esse recurso é muito importante, pois visa minimizar os impactos de uma possível clonagem do seu cartão.

Para resolver esse problema, basta entrar em contato com o banco diretamente, ou através de aplicativo. Além disso, verifique se é necessário informar o banco antes de realizar uma grande compra com o cartão.

Compras de baixo valor e excessivas

Junto ao mencionado anteriormente, esse motivo de bloqueio age de forma oposta ao anterior. Muitos fraudadores utilizam o cartão de crédito clonado em compras de baixo valor, para testar se há esse recurso de bloqueio.

Se você utilizou o seu cartão de forma excessiva, para baixos valores, atente-se que isso pode bloquear o seu uso. O mais comum, nesse caso, é a instituição financeira entrar em contato com o cliente para saber o que aconteceu e confirmar as compras feitas no seu nome.

Não pagamento ou atraso da fatura

Mais do que qualquer coisa, o pagamento das faturas do seu cartão deve estar em dia. Esse é o principal fator para liberação do seu uso para o próximo mês. Desse modo, busque manter suas contas sempre em dia com a financeira.

Caso você tenha tido algum problema financeiro que impacte neste pagamento, busque entrar em contato com o banco e conhecer as opções de parcelamento, para que não tenha seu cartão cancelado.

Cancelamento do cartão por parte do titular

Por fim, caso você use o um cartão de crédito adicional como dependente, vale lembrar que deve estar sempre ligado nas movimentações feitas pelo titular da conta, afinal, os cartões adicionais são geridos e administrados por ele.

Sendo assim, busque ficar de olho, porque caso o titular cancele o seu cartão ou os adicionais, automaticamente o seu cartão será bloqueado. Mantenha contato com o titular e se informe sobre qualquer movimentação que ele for fazer.

Esses foram os principais motivos apontados pelas financeiras e pelos próprios clientes. Quando essa situação ocorrer, não se desespere. Verifique se uma dessas questões ocorreu e entre em contato com o seu banco para evitar que o seu cartão seja cancelado por definitivo.

Quer conhecer um cartão de crédito que oferece muitas vantagens para os seus clientes? Então, leia o texto que preparamos para você clicando no botão abaixo e conheça o cartão C6 Bank sem anuidade!

Leia Mais

Procurando Cartão…