CPF irregular: Entenda as causas e consequências!

Você já tentou fazer uma compra e descobriu que o seu CPF está errático? Isso pode acontecer por vários motivos. Saiba mais!
PUBLICIDADE

Você sabia que é possível ter um CPF irregular mesmo que você tenha negociado seus débitos na SPC e na Serasa, isto acontece porque, embora sejam semelhantes, são duas situações completamente diferentes.

Seu CPF é registrado no banco do devedor quando você está atrasado ou inadimplente. Por outro lado, ocorre um CPF irregular quando há algo pendente em seu cadastro.

Em 2020, foram encaminhados mais de 11 milhões de pedidos de regularização do CPF, principalmente porque a posse do documento regular era uma exigência governamental para receber atendimento emergencial.

Mas essa não é a única consequência de ter o documento com problemas de registro. Você tem CPF irregular na administração tributária e quer saber como se regularizar?

O que é CPF irregular?

CPF Irregular: o que pode ser, como consultar e regularizar o seu

Se o seu CPF estiver irregular, significa que seu cadastro está com problemas ou pendente.

Consequentemente, o CPF pode encontrar-se em situação irregular devido à ausência de declaração fiscal que deveria ter sido emitida, mas não foi emitida, segundo a Agência Tributária o CPF pode ser que o documento esteja:

  • Nulo;
  • Suspenso;
  • Cancelado;
  • Proprietário falecido;
  • Aguardando a liquidação.

CPF Nulo

A Receita recebe milhares de declarações fiscais a cada ano, mas algumas delas podem estar irregulares.

PUBLICIDADE

O cancelamento do CPF significa que o IRS provavelmente identificou fraude em seu extrato.

Portanto, é importante buscar a regularização do órgão o quanto antes, antes que possa causar problemas.

CPF suspenso

Não são apenas problemas com sua declaração de imposto de renda que tornam seu CPF irregular, um erro durante o registro pode suspendê-lo.

Além disso, a falta de emissão de documento também pode acarretar a suspensão do CPF. Desta forma, identifique o erro ou o documento faltante e faça a correção.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

CPF cancelado

Esta modalidade também pode ser realizada pelo titular do documento, desta forma o cancelamento do CPF ocorre em caso de extravio ou furto do documento.

Outra situação que pode invalidar o documento é a sua duplicação: pode ocorrer erro no processo de registro governamental e emissão de CPF de numeração múltipla.

CPF do Titular falecido

Quando a certidão de óbito é emitida, os documentos do falecido não desaparecem, mas mudam sua condição para Titular falecido.

Pendente de regularização

Quando o CPF está irregular com o estado de Pendente de regularização, é provável que o contribuinte não tenha apresentado a declaração de imposto de renda pelo menos uma vez nos últimos 5 anos.

Então, se o seu CPF está com esse status, tente regularizá-lo o quanto antes.

E se meu CPF estiver irregular?

O CPF é o documento que o inscreve na Receita, ou seja, é um dos documentos mais importantes para se ter uma vida financeira ativa.

Portanto, ter um CPF normal é condição para abrir conta em banco ou solicitar cartão de crédito, por exemplo, além do mais, sem ter o documento regularizado você será impedido de:

  • Tirar CNH;
  • Tirar passaporte;
  • Negociar imóveis;
  • Se aposentar;
  • Participar de concursos públicos;
  • Receber prêmio da loteria;
  • Pedir empréstimo ou fazer financiamento;
  • Começar um novo emprego.

Agora você entende como o CPF é um documento essencial para nossas vidas?

Leia também: 6 Dicas para contornar sua falta de tempo e organizar suas finanças

Leia Mais

Procurando Cartão…