Carta de consórcio: Saiba o que é e como funciona!

Carta de consórcio, leia nosso texto e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
PUBLICIDADE

Como todos sabem, o consórcio é um dos principais serviços de contemplação no Brasil, para conseguir adquirir um bem desejado ou apenas para fazer caixa extra, muitas pessoas optam por pagar o consórcio.

Carta de crédito: Informações gerais

carta de credito f

A carta é um documento que permite ao pagante do consórcio, adquirir o seu bem ao final do período de pagamento. Ela pode ser vendida pelo consorciado para outra pessoa que assumirá as parcelas restantes do consórcio ou caso já tenha quitado todas, essa pessoa vai adquirir o bem que está disponível.

Existem muitas dúvidas sobre a carta de crédito, muitas pessoas não sabem de todas as regras que ela exige e desconhece os prazos de validade e a oportunidade de venda ou aquisição.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre a carta de crédito, nós preparamos um texto, com diversos temas que abordamos sobre o assunto, esperamos que você consiga sair satisfeito, após a leitura.

Afinal, o que é esse documento?

A carta de crédito é o documento que é enviado ao consorciado, quando ele é contemplado pelo consórcio. Esse documento permite ao participante adquirir o bem ou o serviço que foi pago no decorrer do consórcio, a carta também poderá ser vendida pelo consorciado para outra pessoa.

Geralmente o consórcio é feito quando queremos adquirir bens ou serviços de valores elevados, como por exemplo, um carro, moto ou um imóvel. Porém, existem serviços em que o consórcio pode ser feito para efetuar a compra de um produto mais barato, como móveis e eletrodomésticos.

A carta de crédito do consórcio é como se fosse um vale-compras, onde você troca o documento pelo produto que foi feito pelo consórcio. Como citado anteriormente, o consorciado pode optar por não adquirir o produto do consórcio, ele pode trocar a carta pelo valor em dinheiro do que foi pago.

PUBLICIDADE

Mas existe uma certa burocracia quanto a isso, o consorciado pode esperar até 180 dias para conseguir receber o valor da carta, algo que pode deixar você um pouco impaciente com a demora. Também existem outros fatores que estão relacionados com a carta de crédito, como por exemplo:

Tempo de liberação

Ocorre logo após a contemplação do consórcio. Mas, você ainda não poderá confirmar a compra do produto ou do bem desejado, sem antes a empresa analisar suas garantias para aprovação da carta de crédito. 

A contemplação acontece todos os meses, quando o grupo realiza uma reunião a sua contemplação pode acontecer a qualquer momento, estando dentro do prazo do consórcio.

Caso queira agilizar a contemplação você pode optar por fazer um lance de uma determinada quantia e assim conseguir a carta de crédito mais rapidamente.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Outra pergunta frequente que geralmente causa dúvidas nas pessoas, é quanto a validade da carta de crédito.

Validade da carta de crédito

Ela possui um certo de validade que deve ser guardado, para não haver problemas quanto a isso. O uso da carta de crédito é de responsabilidade total do consorciado, ele que saberá o momento certo de utilizá-la.

A carta de crédito pode ser utilizada pelo consorciado até a última reunião do grupo, portanto, fique ligado para saber até que dia poderá fazer o uso da mesma. 

Se as parcelas atrasarem, quais as consequências?

Existem consequências para pessoas que estão com as parcelas do consórcio em atraso, portanto, nunca deixe isso acontecer, você estará sujeito a uma série de malefícios. 

Como por exemplo: Perda de chance de concorrer nas reuniões de contemplação, além disso, o consorciado ainda pode ser sujeito a pagamentos de juros e de multa ou ainda, pior, pode haver o cancelamento da cota.

No caso da pessoa ser contemplada e logo após se tornar inadimplente com consórcio, ela poderá perder o direito de uso do crédito, a sua contemplação e ainda a sua cota. 

Como vimos, atrasar as parcelas não é uma ideia muito boa, não é mesmo? Dessa forma, sempre que possível realize o pagamento corretamente, para não correr riscos.

Como posso realizar a compra de uma carta de crédito? 

Para você que não gosta de ficar esperando o tempo do consórcio, comprar uma carta de crédito é algo vantajoso. Com essa compra da carta já contemplada, você dá início ao processo de aquisição do produto para o qual foi feito o consórcio.

No entanto, existem uma série de cuidados que devemos tomar ao comprar uma carta de crédito com os possíveis golpes que podem tentar lhe aplicar. Para isso, analise bem a carta que você irá comprar e verifique se não tem nenhuma informação incorreta ou que não bata com os dados do consórcio.

A primeira ação que deve-se tomar ao comprar uma carta de crédito, será trocar o nome da titularidade da carta, que deve ser aprovada pela administração do consórcio.

Feito a troca de titularidade, o comprador da carta de crédito deverá arcar com o restante dos custos das parcelas e também, se for o caso, com algum valor pendente que esteja atrasado.

Cuidados ao comprar uma carta de crédito

  • Faça uma análise e veja se a administradora é autorizada pelo banco central;
  • Veja toda a documentação sobre informações do consórcio;
  • Não esqueça de saber o valor da carta de crédito, para comprar com o preço do produto que você deseja adquirir;
  • Analise se realmente a compra da carta de crédito vale a pena para o seu caso.

Se você tem dúvidas se vale a pena comprar uma carta de crédito já contemplada, faça uma análise detalhada dessa situação e não deixe passar nenhuma desconfiança.

Vantagens

Existem vários fatores a favor e contra a aquisição de cartas já contempladas. Entre eles, o fato de você pode ter acesso rapidamente ao produto que foi consorciado e também você escapa dos grandes juros dos financiamentos.

Desvantagens

  • Risco de golpes, que hoje em dia são muito frequentes no ramo financeiro;
  • O valor para adquirir a carta pode ter um aumento de 30% no seu valor, pois você terá acesso rapidamente ao produto.

Leia também: Análise de crédito: Saiba o que é e como funciona!

Leia Mais

Procurando Cartão…