Cadastro Positivo: Saiba tudo sobre essa ferramenta

Conheça todos os benefícios que o Cadastro Positivo tem a oferecer para as pessoas que pagam as suas contas em dia.
PUBLICIDADE

Ao longo dos últimos anos, o índice de inadimplência no Brasil aumentou drasticamente. Pensando em formas de prevenir isso, foram desenvolvidas diversas melhorias no modo de consulta ao CPF junto ao SPC e SERASA. Além disso, foram implementadas diversas funcionalidades a isso, como um score que determina se a pessoa está com nome positivo ou negativo.

Hoje, falaremos sobre mais uma dessas ferramentas, o Cadastro Positivo. Explicaremos como ele funciona e também qual sua atuação no dia a dia do vendedor e do consumidor.

Cadastro Positivo: Nome limpo, ajuda no bolso

cadastro positivo

O Cadastro Positivo funciona basicamente como um banco de dados com nomes e demais dados de consumidores que possuem um histórico de pagamento em dia das suas contas. Resumindo, é um apanhado de informações de pessoas que não possuem dívidas na praça e pagam suas contas sempre no período certo.

Pode ser que você não tenha ouvido falar disso antes, mas o Cadastro Positivo não é nenhuma novidade. Ele foi criado em 2011, porém começou a funcionar de fato apenas em 2013, sem adquirir grande destaque no ramo dos negócios. Isso se deu por conta do seu uso ser totalmente opcional, o que acabou por não difundir a ideia entre os vendedores.

Até o ano de 2019, ter o seu nome associado ao cadastro positivo era algo que deveria partir do próprio consumidor. Após a aprovação da Lei Complementar nº 166/19, de 8 de julho de 2019, todos os consumidores que possuem seu CPF devidamente registrado, passam a fazer parte do banco de dados, automaticamente. Caso alguém não deseje fazer parte desta lista, basta solicitar a retirada dos seus dados, a qualquer momento.

Cadastro Positivo: Funcionamento e registros

O Cadastro Positivo é o registro de todas as informações referentes ao crédito de consumidores (empréstimos, cheque especial, cartões de crédito, financiamento, entre outras modalidades de crédito).

Se você é um consumidor que mantém seus pagamentos em dia, sua pontuação no SPC aumenta e seu nome ganha destaque e isso pode representar melhores taxas de condições de pagamentos personalizadas em diversas transações financeiras.

PUBLICIDADE

A ideia é conhecer e entender o padrão de compra de pessoas físicas e jurídicas quando o assunto são as suas responsabilidades financeiras. As parcelas estão em dia? Quantas vezes o pagamento foi atrasado? 

E se atrasar, o consumidor busca colocar suas pendências em dia? Isso também leva em consideração contas de consumo diário como água, luz, telefone, gás e internet.

Se seu medo é os detalhes de suas transações ficarem expostos, pode ficar tranquilo, isso não ocorre. As informações coletadas pelo banco de dados, dizem respeito apenas ao lado financeiro da operação: valor das parcelas, valor do débito, situação dos pagamentos, etc.

O seu histórico de pagamentos faz parte da formação do banco de dados do Cadastro Positivo, que é gerido por quatro empresas regulares e autorizadas pelo governo para o gerenciamento desse recurso.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

O Cadastro Positivo possui custos?

Se essa é sua pergunta, a resposta é não. O Cadastro Positivo é um recurso gratuito, portanto, não existem custos para manter seu nome no banco de dados, nem para usufruir das vantagens e benefícios que esse programa possui.

Vantagens

Conhecer o seu histórico como consumidor é algo fundamental para o controle de suas finanças. Se você é um bom pagador, você espera que o mercado seja flexível com você durante a compra. Sendo assim, conheça agora algumas vantagens referentes a inclusão do seu nome no banco de dados do Cadastro Positivo.

Avaliação Financeira Personalizada

No momento em que buscamos abrir algum crediário ou solicitar algum empréstimo, a instituição busca conhecer o seu histórico como consumidor, bem como entender se você é um cliente responsável com suas dívidas.

Você tem acesso a essas informações através do Cadastro Positivo e sua inclusão nesse programa pode gerar uma avaliação personalizada da sua situação financeira e que pode se refletir num limite de crédito maior ou até mesmo numa taxa de parcelamento e juro menor.

Agilidade nos processos bancários

Se você é um cliente responsável com suas dívidas e não costuma se atrapalhar com suas parcelas, não existe motivo para um banco dificultar um empréstimo, não é mesmo? 

O Cadastro Positivo pode ajudar você a obter um atendimento ágil e sem muitas burocracias. Além disso, facilita para que o banco possa coletar informações sobre você para estabelecer um padrão de compra.

Melhores Condições de Pagamentos

Conforme as empresas consultam o seu nome e veem que você possui um score alto e consequentemente, tem seu nome presente no Cadastro Positivo, elas podem flexibilizar as formas de pagamento de um determinado produto. Seja no número de parcelas, nos juros e até no seu limite para compra.

Sendo assim, ter seu nome no Cadastro Positivo, facilita que a empresa lhe conceda benefícios especiais e também, assegura a confiança para que você tenha acesso a recursos únicos.

Como consultar se o meu CPF está no Cadastro Positivo?

Para acessar esse recurso, você pode visitar os sites dos órgãos responsáveis por gerir essa ferramenta. As empresas autorizadas são Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod.

Em cada um dos sites, você vai achar a opção “Cadastro Positivo”. Ao clicar nela, você seguirá passo a passo o modo de cadastro e acesso a suas informações. Existe a possibilidade que seu primeiro login seja um pouco demorado, em virtude de ser um acesso novo a plataforma. Quando isso acontecer, apenas aguarde que logo você será redirecionado a página de destino.

Para acessar o banco de dados você terá que ter alguns dados pessoais à mão, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, entre outros. Além disso, você precisará criar uma senha de acesso à plataforma. Algumas das empresas mantenedoras possuem apps que também possuem acesso a esse banco de dados.

Como faço para retirar meus dados do banco de dados?

Como comentamos anteriormente, a inclusão dos seus dados no banco de dados é automática, porém você pode solicitar a retirada a qualquer momento e sem custo adicional. Para isso, basta entrar em contato com uma das quatro empresas e solicitar o cancelamento. Se você fez o acesso através dos sites, dentro do seu cadastro aparecerá uma opção para remoção dos dados.

Fácil né? Não perca tempo, acesse um dos sites e busque saber se seu nome está no banco de dados!

Leia Mais

Procurando Cartão…