5 dicas valiosas de como usar o cartão de crédito sem se endividar

O cartão de crédito é uma ótima opção no facilitamento de compras e pagamentos. Todavia, seu uso deve ser com precaução, por isso, confira dicas de como utilizar esse recurso da melhor maneira possível.
PUBLICIDADE

Nós sabemos que o cartão de crédito é almejado por muitas pessoas, porém é importante saber como utilizá-lo. Por isso, preparamos algumas dicas de como usar o cartão de crédito com sabedoria, veja a seguir.

O cartão de crédito é um meio de pagamento que atua como um empréstimo. Seu limite é pré-definido, e te dá a possibilidade de gastar com bens e serviços sem que você precise pagar na hora, através da opção de parcelamento. 

Compras com cartão no exterior serão cobradas conforme a taxa de câmbio do  dia - Seu Dinheiro

É preciso pagar a fatura uma vez por mês, a quantia que você vai ter que pagar no final do mês é equivalente a soma de tudo que você gastou.

Dicas de como usar o cartão de crédito

Por conta do cartão de crédito ser fácil de ser adquirido, ele pode se tornar um vilão das suas finanças se você não saber como usar ele da forma correta.

Por isso, abaixo confira 5 dicas para usar o cartão de crédito e saber aproveitar as vantagens dele com segurança e moderação.

1. Avalie a necessidade de parcelamento

A primeira dica que nós vamos te dar para usar o seu cartão de crédito, é avaliar se você precisa mesmo parcelar as compras. As parcelas vão se acumulando com o tempo, e isso acaba virando uma bola de neve.

Portanto, deixe de lado esse compromisso com muitas parcelas, já que imprevistos financeiros podem ocorrer.

2. Fique atento ao vencimento da fatura

PUBLICIDADE

Você deve ter extremo cuidado em relação ao vencimento da fatura, pois se a fatura não for paga até a data de vencimento, você terá que pagar juros por atraso.

Vale colocar a data na sua agenda ou até mesmo ativar as notificações do banco para que chegue até você alertas sobre o pagamento da fatura.

Na Neon, você consegue programar o pagamento automático e também sincronizar a data do vencimento da fatura com o calendário do seu celular, além de receber lembretes por e-mail da data próxima ao pagamento.

3. Determine um limite máximo

Outra dica valiosa para usar o cartão de crédito é determinar um limite de quanto você vai conseguir pagar. Por exemplo, se o banco te disponibilizou um limite de R$ 1 mil , você não é obrigado a deixar todo esse limite disponível, basta deixar apenas o quanto você irá conseguir pagar o cartão de crédito.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 84566 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

4. Saiba a hora de parar 

A dica que nós vamos te dar agora, é que você tenha em mente que tudo que você gastar, depois deverá ser pago, isso vai te auxiliar a saber a hora que você deve parar e controlar as suas compras no cartão.

5. Faça uma reserva de emergência

Como o próprio nome mesmo diz, a reserva de emergência, vai servir caso imprevistos que surgem de última hora apareçam. E a sua existência é de suma importância!

Leia também: C6 Bank: Instituição aumenta cashback, mas ainda segue menor que concorrente!

Leia Mais

Procurando Cartão…